A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau inicia na próxima quinta-feira, dia 26, o contato com as famílias dos bebês prematuros nascidos entre setembro de 2025 e janeiro de 2026 para a aplicação da vacina contra o vírus que causa bronquiolite e pneumonia. A orientação da secretaria é de que as famílias aguardem o contato das equipes de saúde.
O atendimento prioriza bebês na faixa etária de até 1 ano, 11 meses e 29 dias. Já para os nascidos a partir de fevereiro de 2026, a imunização será realizada diretamente no Hospital Santo Antônio.
“Nossa prioridade é garantir que nenhuma criança do grupo de risco fique desprotegida. Estamos entrando em contato direto com as famílias para que compareçam às unidades assim que chamadas”, esclarece o secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael.
A estratégia de busca ativa quer garantir que o público-alvo receba a proteção antes do período de maior circulação do vírus VSR, causa mais comum de internações pediátricas por problemas respiratórios. O imunizante, conhecido como nirsevimabe, é um anticorpo monoclonal de dose única que oferece proteção imediata por cerca de 6 meses. Diferente das vacinas tradicionais, que estimulam o corpo a produzir defesas, o medicamento já fornece os anticorpos prontos para o organismo do bebê.
Fonte: PMB


Seja o primeiro a comentar