Prefeitura e Instituto FURB firmam convênio para análise de combustíveis em Gaspar

Foto: PMG

A Prefeitura de Gaspar e o Instituto FURB firmaram convênio para a análise da qualidade de combustível dos postos de abastecimento do município.  As ações serão coordenadas pelo Procon de Gaspar em parceria com as forças de segurança e o Instituto, e propõem fiscalizar a qualidade dos combustíveis oferecidos na cidade. O investimento para o projeto será custeado pelo Fundo de Multas do Procon.

Representantes do laboratório de Análises de Combustíveis do Instituto FURB realizaram uma demonstração de como será a coleta desses combustíveis. os reprsentantes do laboratório explicaram todos os passos, desde o tipo de material utilizado, a coleta da amostra, o lacre e a forma de encaminhamento do material para análise. Foi ressaltado que tudo é feito de forma sigilosa, uma vez que não é enviada a identificação do posto, apenas um código para que o Procon possa referenciar apóes o resultado. O tempo médio para a emissão do relatório  é de aproximadamente 10 dias. Em casos urgentes é possível obter o resultado em até 24 horas.

O prefeito Kleber Wan-Dall ressaltou a importância desse projeto para a cidade, que garante a credibilidade do processo. “Os laboratórios da FURB são muito bem conceituados e, além de servir para suporte do desenvolvimento acadêmico, ainda dão esse retorno para a sociedade através da prestação de serviços como este”, avaliou. “Essa é uma grande conquista para o consumidor gasparense que a partir de agora, terá certeza da qualidade do combustível que está consumindo”, afirmou Wan-Dall.

A fiscalização dos combustíveis será prioritariamente por meio de denúncias, no entanto, o objetivo é realizar uma análise de cada posto da cidade até o final do ano. Os combustíveis analisados serão a gasolina, óleo diesel e álcool. Para o superintendente do Procon Gaspar, Thiago Zardo, esse convênio é uma garantia de qualidade para o gasparense. “A partir de agora vamos poder fazer a análise da qualidade dos combustíveis, sem precisar aguardar a disponibilidade de outros órgãos e garantindo também a idoneidade do processo através dos procedimentos do Instituto FURB”, explica.

Julio Zimmermann, presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo, aprova a ação e acredita que testar a qualidade de produtos traz segurança para o consumidor. “O cliente é o nosso maior patrimônio e prezar pela transparência dos produtos que oferecemos é essencial. Acredito que os benefícios para o consumidor de Gaspar e de quem por aqui passa serão vários”, finaliza.

O Laboratório de Análises de Combustíveis da FURB é reconhecido nacionalmente e é responsável pela fiscalização dos combustíveis analisados em Santa Catarina e também no Paraná. “Nosso laboratório é um dos credenciados da Agência Nacional de Petróleo – ANP e garantimos o sigilo e a idoneidade do processo. Ficamos contentes em poder, mais uma vez, firmar uma importante parceria com o município de Gaspar”, destaca Marcia Cristina Espindola, reitora da FURB.

Também estiveram presentes no ato o coordenador do laboratório de combustíveis, Edesio Luiz Simionatto; o procurador-geral do município, Felipe Braz, o vice-prefeito de Gaspar, Luiz Carlos Spengler Filho e o verador Roberto Procópio, além de servidores municipais, fiscais do Procon e representantes da Polícia Civil.

Mais informações: Superintendente da Coordenadoria Municipal do Procon, Thiago Fellipe Zardo Machado, (47) 3331-6305.

Fonte: Comunicação PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta