Prefeito Mário apresenta pacote de concessões na ACIB

Foto: ACIB

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt participou da reunião conjunta entre Diretoria e Conselho Deliberativo da Acib desta segunda-feira, 05, e apresentou o pacote de concessões do Município de Blumenau ofertado à iniciativa privada.

Ao todo, 18 locais serão oferecidos à iniciativa privada, sendo que o número pode aumentar, dependendo da demanda e sugestão da comunidade. As oportunidades de cada local foram idealizadas por meio de um estudo de viabilidade econômico-financeira feito pelo comitê de coordenação dos projetos de concessões e PPPs.

O prefeito explicou como serão ofertados estes projetos. “A maioria dos projetos concede à iniciativa privada a possibilidade de explorar comercialmente alguns espaços públicos de Blumenau e a outra modalidade é o chamado naming rights, quando é concedido a uma empresa o direito de nomear determinada estrutura, como exemplo temos o pavilhão Eisenbahn Biergarten, na Vila Germânica”, explica.

Mário Hildebrandt disse que a Prefeitura estima que a soma das contrapartidas recebidas pela concessão das estruturas e serviços públicos será em torno de R$ 251,8 milhões e que com as concessões haverá redução de custos e de estrutura para a cidade.

Os locais que entrarão no pacote de concessões da prefeitura, são:

Parque das Itoupavas
Galegão
Mercado público
Rota de lazer da rua XV
Prainha
Rodoviária
Aeroporto
Cemitérios
Museus
Praça Dr. Blumenau
Praça Victor Konder
Geração de energia através de resíduos sólidos
Setores da vila germânica
Eisenbahn Biergarten
Pátio de estacionamento
Placas nominativas de ruas
Área azul
Abrigos de ônibus

Ao fim da apresentação, o vice-presidente do Conselho deliberativo da Acib, Ronaldo Baumgarten Jr., abriu para perguntas dos participantes. Dentre elas estava a preocupação com relação ao alagamento do Parque das Itoupavas, pois o mesmo está situado em uma área que com 8,5 metros é alagada. O prefeito ressaltou que, parques são feitos em locais alagáveis, pois, pode-se utilizar novamente após o alagamento.

Outro questionamento abordado durante a reunião foi em relação a uma possível cobrança de taxa para os eventos que são realizados em Blumenau. Na citação observou-se que Blumenau é uma das poucas cidades que não cobra para sediar eventos, enquanto em diversas outras há a cobrança de valores. “Esta sugestão será analisada e levada à Câmara de Vereadores do município”, ressaltou o prefeito.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*