Prefeito André Moser e a bandeira dos bombeiros voluntários de Santa Catarina

O prefeito de Indaial André Moser (PSDB) foi um dos primeiros políticos a assumir para si a defesa dos bombeiros voluntários de Santa Catarina, que correm risco de desaparecerem caso seja aprovado um projeto que tramita em Brasília. Ainda nos primeiros dias de janeiro, entrou em contato com o Informe Blumenau para fazer o alerta da situação.

Nesta terça-feira, durante a instalação na Assembleia Legislativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários, ele fez um importante discurso, sendo escolhido para fazer parte do grupo representando os prefeitos do estado.

“…imagina a nossa BR 470, com tantos acidentes, como seria se não tivesse os bombeiros voluntários de Indaial e Ascurra, assim como em outras regiões. Esta é uma causa nobre, importante, e a gente vê  muitas vezes a lesgislação sendo criada sem que se perceba os riscos. Peço e apelo para o Governo do Estado uma complementação de recursos para aportar recursos para estas corporações, pois a maioria das vezes o apoio vem apenas dos municípios”, disse André na reunião da Frente.

A lei que o prefeito de Indaial se refere tramita há 21 anos é a Lei Orgânica Nacional das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares dos Estados. Quem entende, diz que a lei é muito importante para quem atua nestas corporações, o problema são os reflexos nos bombeiros voluntários. Pois, no sentido de valorizar os policiais militares e os bombeiros militares, a lei acaba restringindo a atuação dos voluntários, que, a partir de agora, em tese, não podem mais usar o uniforme semelhante e serem chamados assim. Uma condição inclusive que pode impactar na perda de autonomia e na arrecadação de fundos e equipamentos para o funcionamento dos bombeiros voluntários.

A lei foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está para ser analisa pelo Senado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*