Em diretrizes partidárias publicadas na noite desta segunda-feira, 8 de março de 2021, o Partido Novo se coloca como oposição ao governo de Jair Bolsonaro e repudia a anulação das condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato.
“O caminho para o Brasil superar a crise econômica, sanitária, política e social que vivemos está longe do populismo de esquerda e direita, e é necessária a construção de uma alternativa. Esse é o objetivo do NOVO para 2022”, diz o release enviado pela assessoria de imprensa.
“O bolsonarismo, assim como o petismo, tem como propósito o oposto: melhorar a vida de alguns às custas da maioria. Os meios também diferem. No lugar de ideias, vemos polêmicas; ao invés de princípios e valores, oportunismo.
Após dois nos de governo, vemos que o bolsonarismo pode causar tanto mal quanto o petismo aos brasileiros. O NOVO é, e sempre será, oposição a qualquer ideologia política perversa e populista que vá na direção oposta da construção do Brasil que merecemos.
Diante do cenário de nova polarização entre bolsonarismo e petismo que se desenha para 2022, o NOVO trabalhará ainda mais arduamente para que o Brasil tenha um caminho alternativo nas urnas”, diz o documento, numa tentativa da sigla de se posicionar na eleição de 2022.
O partido critica o enfraquecimento da Lava-Jato e a interferência presidencial na Policia Federal e condução do enfrentamento a Pandemia.
O NOVO foi um dos partidos mais fieis a Bolsonaro na Câmara dos Deputados, votando em bloco de forma favorável a maioria das propostas encaminhadas pelo Governo Federal.




Aqui no Brasil politico são todos iguais….espero que o partido NOVO não seja o partido velho que continuam com as mesmas falcatruas e somente pensam em si próprios. Creio que a atitude não apenas ser oposição e sim cobrar com vigor que estes desmandos tipo LulaLadrão não pode se repetir na nação brasileira.
Em SC, já estava se tornando Partido do Bolsonaro, considerando parte de seus eleitores, simpatizantes e filiados
Tava bem na hora de tomar esta posição. Mas duvido q a maioria de seus eleitores, em SC, compreenda isso.