Opinião: Um ano novo todos os dias!

Imagem: o pequeno caminho, reprodução instagram @biaaquarel

Começar algo novo é o que existe de melhor, poderia juramentar esta frase. Você vai concordar, pense: desnudar um amor que desabrocha, os primeiros passos na vida, na profissão, em um projeto, provoca a ternura, a excitação de avançar, sentir aquela coisa que nunca tocou seus dias aquecendo o corpo todo. Para mim, a beleza humana, na mais fina das artes, está lá na faísca que ascendem o lampião daquilo que propomos fazer nas distintas ocasiões: o início.

O prazer está na largada! Corpos precisam de aceleração, de movimento. Tudo na natureza, indistintamente, concentra no primeiro ato a máxima energia, foco, tensão. O romper da inércia de qualquer coisa, de um objeto à ação complexa do cidadão, é o ponto de maior liberação de força, uma verdadeira explosão.

A repetição, o tempo, transformam o prazer em rotina e, lentamente, os desejos, as motivações vão se dissipando, deixando o vigor esvair. É assim com todos desde que evoluimos. Janeiro é alegria, fevereiro um carnaval para empurrar o que vem e após o terceiro mês a Coca-cola vai perdendo o gás.

Admita: que tesão é saber que 2022 pode ser diferente! Agora que o tempo recomeça, que zeramos o calendário e ganhamos um prazo, um novo espíritos para enfrentar velhos desafios, anotamos nas páginas que abrem os desejos que amadurecemos na memória. “De acordo com a Lei, a natureza deste universo em tudo é semelhante a todas as coisas, para que então não espereis o que não deves esperar”, já registrou Pitágoras.

O velho sábio matemático e filósofo, criador de uma escola para os seus, talvez seja o pai desta simples tarefa de parcelar o início. O negócio de fazer listas, planejar, ou manter uma certa superstição, para mim, assemelham-se aos “Versos de Ouro” de Pitágoras. Um verdadeiro manual de morrer todos os dias para nascer na manhã seguinte.

“Nunca permitas que o sono feche tuas pálpebras, depois que tu foste para a cama, até que tenhas examinado todas as tuas ações do dia por tua razão”.

Que ao deitar no seu descanso você possa encerrar um capítulo a cada noite e iniciar um livro mais belo ao despertar de um novo sol. Peço para você o mesmo para mim: um novo início sempre, a cada dia. Feliz novo dia, feliz 2022.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*