Opinião | Ofuscação da realidade pelos antolhos

Foto: TSE


Hoje, fui tomar café em uma padaria e presenciei uma mulher segurando uma menininha pela mão, dizendo para a caixa:

“Que vergonha o resultado das eleições, o que será de nós?”

Pensei no que uma mãe deseja para seus filhos, especificamente, para uma filha neste país?

Deseja que seja respeitada e que receba a mesma remuneração de um homem desempenhando sua mesma função, que possa andar livremente pelas ruas, sem ser assediada, violentada, que sua felicidade não esteja socialmente condicionada à espera de um príncipe encantado, que seja protagonista da sua própria vida.

Estamos nos referindo a isso ao elegermos Lula Presidente, pois sua vitória representa a inclusão e a Democracia.

Pois, mulheres são respeitadas e fazem parte do orçamento através de políticas públicas voltadas à saúde da mulher, diminuição da fila para mamografia, tratamento contra o câncer, combate à violência, à misoginia. Há espaço para que mulheres possam estudar, serem donas de casa, médicas, cientistas, senadoras, governadoras, presidente, enfim, possam ser o que quiserem. Então, reflito: O que essa mãe quer para sua filha com Jair Messias Bolsonaro na presidência? Um presidente que diz que se fosse empresário não contrataria mulher, porque elas engravidam e dão prejuízo à empresa. Por acaso ele nasceu de um homem? Que diz que uma deputada é tão feia e que por isso não merece ser estuprada. As bonitas podem? Que afirma ter rolado um clima entre ele e meninas venezuelanas de 14 anos de idade? Que sua bancada não vê a pedofilia como crime hediondo. Que é desrespeitoso com repórteres mulheres? Que exalta o torturador Ustra como herói, que colocava ratos na vagina das mulheres, aplicava choques em mulheres grávidas e fazia pais e irmãos ter relações sexuais com a vítima.

Que futuro essa mãe e tantas outras que votaram e defendem Bolsonaro, querem para suas filhas? O de Edir Macedo? Que afirma em vídeo que está nas redes sociais, durante um culto da Universal que as mulheres devem sempre estudarem menos que os homens? Pois o homem deve ser superior às mulheres? O feminicídio aumentou muito no país, que é a morte da mulher pela condição de ser fêmea, é daí o nome Feminicídio. Quando o feminino dá um basta em uma relação muitas vezes abusiva e o companheiro se sente no direito de matá-la. Já que não é dele não será de mais ninguém. Bolsonaro, nega o feminicidio, pois afirma que são todos homicídios, justamente por negar a condição da mulher. Assim, como nega o racismo, dizendo que educou muito bem seus filhos e por isso não se casariam com uma mulher negra. E, que se tivesse um filho gay daria uma tunda para aprender a ser “homem”.

Não quero caminhar por um fundamentalismo religioso de submissão das mulheres onde encobrem não somente o seu corpo, mas também dilaceraram sua alma. Por tudo isso e muito mais, que não cabe neste texto, votei pela DEMOCRACIA pela INCLUSÃO e por um Futuro de respeito. VOTEI EM LULA.

Por mais Livros e menos Armas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*