Opinião | Carnaval Business Club

Imagem gerada com IA

“A festa europeia trazida ao Brasil, com o passar dos anos e as transformações protagonizadas pelo povo daqui, transformou-se numa expressão tipicamente brasileira, viva, questionadora, de alegria e de luta. Assim como os rumos da história do país, o carnaval permanece em disputa, cabendo ao povo sua constante reinvenção, em busca de se apoderar da festa, das ruas de suas próprias cidades e dos seus direitos.” — Luiz Antônio Simas

Momento de celebração, encontros e alegria coletiva. O Carnaval é um dos maiores ativos culturais e econômicos do mundo: movimenta milhões de pessoas e bilhões de reais em milhares de municípios, em formatos diversos, todos pulsando no mesmo período do ano. Atrai turistas e investimentos, fortalece o comércio, os serviços e a cultura, além de ampliar a arrecadação, nacional e localmente.

Mais do que manifestação livre do povo brasileiro, o Carnaval é uma oportunidade ainda subaproveitada por muitas cidades. Quando disputas ideológicas se sobrepõem ao planejamento e à responsabilidade pública, quem perde é a população e a economia local. O mesmo ocorre, em alguns lugares, com as Paradas do Orgulho LGBTQIA +, frequentemente alvo de tentativas de restrição sob justificativas que ocultam preconceito e intolerância contra manifestações legítimas de diversidade e cultura popular.

É hora de organizar melhor os carnavais de rua, apoiar blocos populares e estruturar estratégias permanentes de comunicação, turismo e captação de investimentos. Secretarias municipais podem desenvolver políticas públicas anuais para atrair patrocinadores, turistas e fomentar novos negócios, inclusive inovadores e sustentáveis. Não há contradição entre liberdade e desenvolvimento: ao fortalecer sua identidade cultural, cada município pode ampliar a qualidade de vida, gerar renda e impulsionar seu PIB local.

Imaginem 2030: um Brasil que transforma sua vocação festiva em estratégia de desenvolvimento — povo nas ruas, famílias celebrando, turistas convivendo com moradores, fantasia e esperança impulsionando negócios e fortalecendo a economia criativa. Um verdadeiro ecossistema nacional do Carnaval. Nosso CARNAVAL BUSINESS CLUB.

Christian Krambeck, Arquiteto e Urbanista, empresário e professor de Arquitetura e Urbanismo FURB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*