Opinião: Análise de Mercado é essencial para empresários que desejam aumentar o faturamento

Foto: reprodução

Potencializar o faturamento da empresa é um dos objetivos de qualquer empresário. Afinal, quem não quer ganhar mais para que possa obter mais qualidade de vida e poder investir ainda mais na sua empresa, não é mesmo? Para alcançar grandes resultados, o empreendedor precisa ter ciência do tamanho do seu mercado, sendo a Análise de Mercado uma grande aliada.

A premissa da Análise de Mercado são as informações, que fortalecerão cada negócio. De forma mais detalhada, este é um processo de coleta de dados, que ajuda a compreender a relação entre clientes, empresas e concorrentes. Assim é possível adquirir vantagem competitiva e aumentar o faturamento, principalmente em tempos incertos, no qual o empresariado brasileiro já está acostumado.

Para isso, as empresas precisam conhecer o próprio potencial, sendo necessárias informações de qualidade para tomar decisões assertivas.  É a Análise de Mercado que trará os dados mais importantes sobre o público-alvo, o faturamento e a concorrência para traçar a melhor estratégia para o posicionamento do seu negócio.

Destaco os três principais itens da Análise de Mercado:

Público: aqui são verificados dados como porte da empresa ou classe econômica do potencial público, localidade, ticket médio de venda, entre outras particularidades do segmento.

Faturamento:  identificar a quantidade de potenciais clientes como também o faturamento máximo possível de alcançar em diversas áreas de abrangência como na sua cidade, região, estados e até mesmo a nível nacional.

Concorrência: avaliação do mercado com relação às empresas do mesmo segmento possibilitando assim determinar o quanto sua empresa é referência dentro da área de abrangência.

Com base em dados concretos, fica muito mais fácil tomar decisões certas e adotar estratégias atreladas a investimentos adequados a cada cenário ou objetivo. Afinal, quem conhece bem o público, o mercado e os concorrentes têm mais chances de aumentar o faturamento e, consequentemente, o crescimento do seu negócio.

Para quem tem pressa, lembro que a Análise de Mercado costuma ser um processo rápido. Na metodologia adotada por nossa empresa, essa fase leva menos de uma semana para ser concluída e é gratuita aos empresários. A partir dela é possível identificar os próximos passos a serem traçados e quais os mais importantes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta