Oktober Consciente coletou 2,4 toneladas de copos descartáveis

Durante a 35ª edição da Oktoberfest Blumenau mais de 400 mil copos descartáveis foram recolhidos, o equivalente a 2,4 mil toneladas em peso, que serão reciclados e transformados em tijolos e mobiliário sustentáveis para hortas comunitárias em escolas públicas de Blumenau.

As quantidades foram auditadas pelo SAMAE Blumenau e pela RACLI Blumenau, empresa responsável pela gestão de resíduos do município, e apresentados na última terça-feira (23), na Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau.

Idealizado pelo Instituto Gigante da Ecologia (IGE), o projeto “Oktober Consciente” fez a troca de copos descartáveis por permanentes, durante os 19 dias de festa. Para isso, foram instalados papa-copos para o recolhimento dos copos descartáveis e um ponto de troca efetuada por voluntários. No início da ação, dez copos plásticos poderiam ser trocados por um copo retornável e, devido à grande adesão ao projeto e buscando garantir a participação máxima dos frequentadores, ajustou-se o número de copos necessários para a troca.

A crescente demanda indicou o sucesso das ações de sensibilização ambiental, que não se resumiram à troca de copos e, disseminaram boas práticas sociais em questões ambientais e incentivaram a redução do uso do plástico no dia a dia.

O material recolhido no evento será transformado em tijolos e mobiliário sustentáveis pela empresa Carbo Brasil, os quais serão utilizados em hortas comunitárias construídas com apoio do IGE em escolas públicas de Blumenau. Além disso, o projeto conta com a neutralização de carbono em suas atividades por meio da parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN).

Um projeto piloto está em fase de implantação na EBB Hermann Hamann, no Bairro Nova Esperança. Lá, como a horta já em fase de construção, a empresa Carbo Brasil irá transformar os copos reciclados em mobiliário para o pátio – mesas e cadeiras de material reciclável – que poderão ser usados para atividades ao ar livre pelos estudantes. Importante frisar que o projeto é replicável, e poderá ser adaptado para outras escolas e comunidades.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*