Obra de reconstrução da Casa Feldmann na Vila Itoupava entra na reta final

Foto: Andrei Imthurm

A Vila Itoupava é reconhecida como o Distrito mais alemão do Brasil, tendo diversos diferenciais históricos, turísticos, culturais e arquitetônicos que remetem a origem dos colonizadores alemães. Um destes destaques encontra-se nas edificações em enxaimel – pois na localidade estão situadas 99 unidades nesta técnica construtiva, o maior acervo do Município de Blumenau. Uma destas casas – a popular Casa Feldmann, está sendo reconstruída e será inaugurada em 2024, durante as programações alusivas aos 80 anos da Vila Itoupava e aos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

“Trata-se de uma casa do século 19, construída possivelmente entre 1880 e 1890. Seus padrões de medida e normas construtivas ainda são do período imperial alemão. Ou seja, quando de sua construção foram utilizadas medidas antigas como linha, polegada, pé e cúbito. Foram também aplicadas normas de construção de casas da Alemanha nas bitolas de peças, altura de paredes, medidas de portas e janelas”, destaca a arquiteta Camila Dix, que fiscaliza a execução da intervenção e que atualmente preside o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava.

A restauração completa da edificação iniciou oficialmente em 2019, ficando a cargo do mestre artífice Paulo Volles, que junto da esposa e filho, desenvolveram reconhecida capacidade técnica no restauro e construção de casas em enxaimel. “A Casa Feldmann é toda falquejada, ou seja, feita com machado. Porém, mesmo com peças muito irregulares, possui uma precisão incrível até para os padrões atuais. Na geometria da casa o erro não chega a 1 cm. Certamente foi construída por um mestre muito habilidoso, e prova disso é que conseguimos remontar sua estrutura restaurada em apenas dois dias. E lembrando que ali são só peças encaixadas, sem pregos ou parafusos”, celebra o responsável pelos trabalhos. Paulo ressalta, ainda que durante o restauro foram encontradas na estrutura da Casa Feldmann madeiras como Canela Preta, Araribá, Louro e Imbuia, e que poucas foram trocadas neste restauro. Apesar de algumas estarem bem desgastadas, ainda estão muito resistentes, por isso, na sua estrutura foram trocadas somente 10% da madeira original”.

Para a execução do restauro e reconstrução, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 101.369,12, oriundos do Fundo de Manutenção do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC). As obras são acompanhadas e fiscalizadas periodicamente pela equipe técnica da Intendência Distrital de Vila Itoupava, e pelos membros do Conselho de Administração do CTC. Até a última semana de dezembro de 2023, toda a fundação, estrutura da Casa Feldmann e telhado foram concluídos. Faltam agora as intervenções de preenchimento com tijolos, instalação de portas e janelas, além de acabamentos. A previsão de conclusão e entrega a comunidade de sua estrutura totalmente reconstruída é para março de 2024.

“Sabemos que a Casa Feldmann já tinha sido realocada no passado, pois seu local original era na Rua Saxônia, também na Vila Itoupava. Naquela ocasião, antes de ser reconstruída na propriedade da Família Feldmann, às margens da SC 108, também passou por um restauro e reabilitação. Isso é um detalhe técnico muito importante, pois a partir de agora a casa tem partes restauradas no século 20 e 21, as quais são praticamente iguais, pois foram feitas no mesmo método. Trata-se de uma indiscutível ação de preservação de nosso patrimônio e de valorização da cultura”, celebra o empresário Manfred Gruetzmacher, vice-presidente do Conselho de Administração do CTC, que também exerce mandato como titular no Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau.

Para o intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, a competência da equipe contratada para a execução desta tarefa histórica será a diferença na qualidade do equipamento que será entregue a comunidade. “Para chegarmos ao momento da reconstrução, enfrentamos desafios como a compra do imóvel para sediar a Casa Feldmann, a pandemia, longos períodos de chuvas, mas estamos perto da celebração de uma grande vitória. Ainda mais, sabendo que foram utilizados os métodos mais modernos para a recuperação da estrutura, como superfícies e pontas, com aplicação de epóxi e resina. Isso permitiu salvar grande parte da originalidade da edificação”. Outro ponto exaltado pelo intendente é o fato de que o interior da Casa Feldmann ainda estava no estilo original da construção. “Isso é muito, muito raro de se achar atualmente, pois a grande maioria já está com as paredes internas rebocadas”.

Complexo do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava

Em 2023, o prefeito Mario Hildebrandt instituiu, pela portaria nº 28.146/2023, a Comissão Especial de Avaliação de Projetos e de Acompanhamento das Obras, composta por membros do governo e da comunidade. O grupo de trabalho, vinculado à Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões, está elaborando o termo de referência para o lançamento, em 2024, da licitação que pretende conceder o espaço à iniciativa privada, para que por meio de parceria seja viabilizado o futuro Complexo do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.

Além da Casa Feldmann, o complexo contará em todo seu entorno com a praça Oma Quedy; o Salão Kunze e também com a estrutura da antiga Cervejaria Feldmann, sendo projetado como espaço indutor do turismo para a região norte de Blumenau.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*