O que acontece com pequenos negócios quando a Oktoberfest termina?

Foto: divulgação

A 40ª Oktoberfest Blumenau chegou ao fim e, agora, nos pavilhões do Parque Vila Germânica, o som que ecoa é o dos operários desmontando a estrutura que encantou quase 690 mil visitantes ao longo de 19 dias — o maior público desde a adoção do limite de capacidade no espaço. Se, para a organização, o gostinho que ficou com o encerramento é de dever cumprido, para os pequenos e médios negócios da cidade o sabor é ainda mais especial: o impacto do evento não termina quando o último barril de chope esgota. Os benefícios de atrair tantos turistas seguem, como vitrine e catalisador de transformações que reverberam durante todo o ano.

Empreendedoras que acreditaram que, em 2025, a festa representaria um momento importante para incrementar o calendário de vendas e serviços, explicam essa dinâmica vencedora de preparação para o antes, durante e depois da Oktoberfest. É a situação de uma lojista de produtos femininos localizada no centro de Blumenau, cerca de 2,5 km distante dos pavilhões da edição. Rosiane Pereira Mayer, proprietária da Mulher Natural Acessórios, argumenta que este é “o período mais especial para a loja. Com tantos turistas, os arranjos de cabelo, colares e bolsas exclusivas da festa ganham destaque e encantam quem busca algo diferente”.

Durante o evento, Rosiane experimentou um aumento de cerca de 20% na receita mensal. Mas o verdadeiro valor está na descoberta: muitos visitantes conhecem a loja durante a festa e se tornam clientes regulares ao longo do ano, seja por meio de compras online ou em novas visitas à cidade. “Nesse mês, a rotina muda totalmente: reforçamos o estoque, estendemos horários e sentimos de perto o impacto positivo do turismo nos pequenos negócios. É uma época em que conseguimos viver a energia única da festa que movimenta toda a cidade”, complementa a empresária.

No segmento de beleza, o padrão se repete. Juliana Rubia Manke uniu um modelo inovador de negócio à história de Blumenau, escolhendo o prédio revitalizado da primeira estação rodoviária da cidade, hoje transformado em centro comercial Galeria Estação, para empreender a Bluê Escovaria. Neste outubro, o crescimento no movimento foi substancial, impulsionado pela demanda por escovas, penteados e maquiagens inspirados na cultura germânica. A empresária reconhece a importância da festa e explica que organizou a agenda antecipadamente para atender à demanda nesses dias. “As mulheres se preparam para os desfiles e eventos sociais usando trajes típicos alemães e adotando penteados e maquiagens que refletem a cultura germânica, aumentando a demanda por produtos de beleza e cuidados pessoais”, relata.

A proprietária da Bluê Escovaria também celebra a oportunidade para aumentar suas vendas e visibilidade do negócio. Juliana celebra os bons números dos 19 dias de Oktoberfest e acrescenta que após a festa, muitas clientes que conheceram o salão durante o evento continuam frequentando o estabelecimento, seja para manutenção ou para ocasiões especiais ao longo do ano.

Um dos setores mais beneficiados pela atmosfera germânica é o mercado pet. Bianca Souza, sócia da Foster Pet Place, observa que a festa aquece um segmento já robusto em Blumenau – cidade com quase 180 mil animais de estimação registrados. “Recebemos muitos turistas que vêm com seus cães e procuram serviços de banho e tosa, além de produtos de higiene, alimentação, roupas e acessórios”, conta Bianca. “A Oktoberfest funciona como uma mola que impulsiona o comércio local, e o setor pet acompanha essa onda de crescimento”, acrescenta.

Durante a festa, a procura por produtos temáticos dispara: bandanas com cores da Alemanha, roupinhas que fazem alusão aos trajes típicos e acessórios diferenciados encantaram os turistas e moradores da região. Mas, o relacionamento construído durante esse período vai além de outubro. “Muitas pessoas descobrem durante a Oktoberfest e acabam se tornando clientes regulares”, observa a proprietária da Foster. “Nunca vou esquecer da Kelly Gomes, dona do Pipoca, que veio de São Paulo para aproveitar a festa e, depois disso, já voltou outras vezes”. Esse padrão de fidelização é fundamental para um mercado que, em Blumenau, movimenta estimados R$ 54 milhões anuais, com famílias gastando em média, R$ 224,58 mensais por domicílio com seus pets.

Recorde que impulsiona ainda mais o comércio local

O público de 689.201 visitantes em 2025 representa não apenas um recorde desde a implementação de limitação de capacidade, mas também uma oportunidade ampliada para pequenos negócios. Quanto mais pessoas passam pela cidade durante a festa, maior o potencial de descoberta de estabelecimentos locais.

“A visibilidade que ganhamos durante a Oktoberfest nos permite planejar melhor o resto do ano”, explica Rosiane, da Mulher Natural Acessórios. “Conseguimos identificar quais produtos têm mais saída, entender melhor nosso público e fazer investimentos mais assertivos”.

Para Juliana, da Bluê Escovaria, a festa funciona como termômetro do negócio. “É quando testamos nossa capacidade máxima de atendimento, identificamos gargalos e oportunidades de melhoria. O aprendizado de outubro nos serve para os outros 11 meses.”

Segurança e tradição que atraem famílias

Esse ambiente familiar é especialmente importante para negócios que atendem diferentes públicos. “O clima de segurança faz com que famílias inteiras venham para Blumenau, muitas trazendo inclusive seus pets”, observa Bianca, da Foster Pet Place. “Isso amplia as possibilidades de consumo para além dos pavilhões da festa”, finaliza.

Com o final da edição deste ano e contabilizando os resultados, as empresárias são unânimes em projetar 2026. A expectativa é que novidades tornem a experiência ainda mais especial para os turistas, gerando um movimento que beneficia toda a cadeia de pequenos negócios da cidade.

Esse efeito multiplicador é especialmente relevante em um cenário onde o turismo de eventos se consolida como estratégia de desenvolvimento econômico regional. Para os três estabelecimentos ouvidos – Mulher Natural Acessórios, Bluê Escovaria e Foster Pet Place –, o planejamento para a próxima edição já começou. Estoque, capacitação de equipe, estratégias de relacionamento com clientes e novos produtos estão sendo desenvolvidos ao longo do ano, comprovando que a Oktoberfest não é evento isolado, mas ciclo econômico que sustenta toda uma economia local.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*