O papel do PT nas eleições municipais na região, em especial Blumenau

Foto: PT Blumenau

Neste sábado aconteceu, em Blumenau, o encontro regional do PT, com a presença do presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, e a deputada federal Ana Paula Lima. Além de Décio, três ex-prefeitos marcaram presença, Paulo Eccel, de Brusque, Celso Zuchi, de Gaspar e Vitorio Tomil, de Indaial. O único vereador da sigla em Blumenau, por três mandatos, Adriano Pereira também esteve.

Na pauta, a mobilização para 2024, em especial a construção de nominatas fortes para as Câmaras Municipais. O chamamento foi para os filiados colocarem os nomes à disposição.

Sobre a majoritária em Blumenau, os indicativos não foram claros.

O Informe conversou com três pessoas que estiveram no encontro realizado sábado pela manhã no sindicato dos metalúrgicos de Blumenau. Todos saíram com o sentimento que Ana Paula será candidata a prefeita em 2024, mas sem isso ser falado.

Antes do encontro, o presidente do PT em Blumenau, Erlédio Pehring, disse que o partido tem quatro pré-candidatos. A própria Ana, o assessor parlamentar dela, Jean Volpato, o vereador Adriano Pereira e o médico Mário Kato, do PCdoB, que esta na Federação com PT junto com o PV.

Adriano trabalha por sua reeleição, Kato não é do PT e Jean Volpato não participou do encontro de sábado.

O norte do PT, naturalmente, tem que ser o de Ana Paula. Ela fez 24.501 votos em Blumenau em 2022, recebendo mais votos entre os políticos com domicílio eleitoral na cidade.

Como deputada federal, ela segue no mandato numa provável derrota. O que se avalia são os “prós” e “contras” e claro, o desempenho eleitoral numa disputa em uma cidade considerada, ainda, reduto bolsonarista. Se ele for muito ruim, queima etapas.

Mas tem também a missão partidária e o exemplo de Lula e Décio Lima, que foram para disputa num cenário eleitoral adverso.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*