
Um dos grandes desafios de qualquer esfera do Poder Público é comunicar-se de forma eficaz. São muitas as ferramentas à disposição, mas é preciso saber usá-las. Principalmente nas redes sociais, um espaço midiático onde milhares de mensagens se confundem.
É difícil tratar de assuntos ligados a assuntos da politica, ainda mais de forma “oficial”, na mais importante das redes, que é o Facebook. A dificuldade aumenta quando o emissor é o Poder Legislativo. É preciso gerar o interesse das pessoas, através de uma linguagem persuasiva, entendendo a multiplicidade de públicos.
Quem tem feito isso com maestria é a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através de sua equipe de comunicação. Com criatividade, bom humor, usando todos os recursos disponíveis de multimídia, destaca-se no cenário amorfo da comunicação pública institucional na internet.
Em 2016 criou um produto específico para os jovens, o Papo Reto, com uma linguagem focada em atrair o público alvo, aquele meio desinteressado de política. Usa e abusa de imagens, dando publicidade para discussões e projetos de leis, fomentando o debate. Interage com os seguidores, pede opinião. Responde.
Os resultados vieram. A equipe de comunicação da ALESC comemorou nesta semana 100 mil curtidas no Facebook, mostrando como, com criatividade e entendendo as mudanças da comunicação, é possível mostrar para um grande número de pessoas como a política traz consequências na vida de toNovodos nós. Sem questões partidárias, sem publicidade pessoal.
Para se ter uma ideia do que esta marca de 100 mil curtidas no Facebook representa. Na página do parlamento gaúcho são cerca de sete mil curtidas e no vizinho Paraná são 12 mil.
A Câmara de Vereadores de Blumenau tem sete mil curtidas e o Facebook da Prefeitura tem algo em torno de 90 mil.
Tá, mas por que isso é importante?
O Facebook é a maior rede social do planeta, conectando milhões de pessoas. É hoje, ainda junto com a TV, a maior ferramenta de comunicação para qualquer um. Não dá para ficar de fora.
E para que serve uma curtida? Representa, antes de nada, uma aceitação da mensagem. Um novo engajamento, uma nova pessoa, um potencial receptor das informações veiculadas por aquela página do Facebook.
Sei, enquanto Informe Blumenau, que tem na política seu principal conteúdo, a dificuldade de sensibilizar as pessoas no Facebook para acompanharem as postagens.
Por isso o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela comunicação da Assembleia Legislativa. Talvez tenha gente que entenda diferente, mas a meu ver, prestam um importante serviço público.
Seja o primeiro a comentar