Novo presidente da ALESC defende transparência e harmonia entre os poderes

Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL

O deputado Moacir Sopelsa (MDB) foi eleito por unanimidade, na tarde desta quarta-feira (2), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o mandato que vai até 31 de janeiro do ano que vem. O parlamentar é o 51º presidente da Alesc na era republicana.

A eleição de Sopelsa foi possível graças a um acordo do MDB e do deputado Mauro de Nadal (MDB), com anuência dos demais partidos da Assembleia, para a divisão da Presidência da Alesc no biênio 2021-2023. Para isso, na abertura dos trabalhos legislativos em 2022, em sessão ordinária na tarde desta quarta, Nadal renunciou à Presidência para a qual foi eleito em 1º de fevereiro do ano passado.

Na mesma sessão, o deputado Nilso Berlanda (PL) renunciou à 1ª Vice-Presidência da Alesc, também parte de um acordo dentro do Partido Liberal pela divisão do mandato. Para o seu lugar, foi eleito o deputado Mauricio Eskudlark (PL).

Se houve unanimidade para a eleição do presidente, não foi assim para o vice, cuja dissidência veio do próprio PL, que lançou Marcius Machado.

O líder do PL na Alesc, deputado Ivan Naatz, afirmou que a candidatura de Marcius era um pedido da maioria dos membros da bancada. “Como ocorre em todos os partidos, as disputas internas também são salutares para o crescimento do partido”, argumentou Naatz.

Mas Eskudlark já havia construído a maioria necessária e foi eleito com 31 votos. Marcius Machado recebeu sete votos, de Bruno Souza (Novo), Ivan Naatz, Jessé Lopes (PSL), João Amin (PP), Marcius Machado, Nilso Berlanda e Sargento Lima (PL). Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, ambos do PT, estavam ausentes.

A transparência dos trabalhos legislativos, num clima harmonioso com os demais Poderes, cumprindo com as obrigações da Justiça Eleitoral por ser um ano de eleições, serão as prioridades da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, afirmou o novo presidente do Parlamento.  “Aquilo que tivermos de fazer aqui em defesa das pessoas, em favor das pessoas, que vá ao encontro das pessoas, não vou medir esforços para poder viabilizar.”

interessante é a sua posição sobre o trabalho legislativo neste ano eleitoral.Sopelsa disse que dará toda liberdade para que os deputados possam fazer suas campanhas, mas com consciência de cumprir com a legislação eleitoral. “Em ano eleitoral temos mais responsabilidade, temos que cumprir o que determina a legislação e vamos fazer isso para que o nosso trabalho possa ser executado sem sofrer interferência das eleições.”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*