Com a esposa em casa, depois do nascimento da segunda filha, o empresário Emil Chartouni ocupou a tribuna livre no início da sessão ordinária desta terça-feira (26) como representante do Movimento Março Roxo Blumenau, movimento que tem o objetivo de levar informações e combater o preconceito sobre a epilepsia.
Ele a esposa Priscila levantaram esta bandeira em Blumenau, fazendo que a cidade seja a primeira do país a ter uma lei que dedica um mês inteiro à conscientização sobre a doença, em março.
Frisou que no dia 26 de março é comemorado internacionalmente o “Purple Day” de conscientização sobre a epilepsia, que no Brasil é chamado de “Dia Roxo”.
Chartouni explicou que as pessoas que tem a doença apresentam crises convulsivas devido a uma disfunção no cérebro. Ele aproveitou para desmistificar algumas lendas sobre a doença. Ressaltou que a saliva do paciente não transmite a doença, que não se deve segurar a língua da pessoa durante uma crise e que a epilepsia nada tem a ver com possessão demoníaca, como muitos acreditam. “A epilepsia não é contagiosa. Somente o preconceito é contagioso”, disse.
Convidou a comunidade a prestigiar no dia 31 de março o primeiro passeio ciclístico. Sustentou que a ação será realizada em conjunto com o Senac, a partir das 9h, e no retorno será realizada uma soltura de balões.




Parabéns ao Emil e a professora Priscila por essa bandeira