Nesta reta final de 2022, a relação do governador Carlos Moisés (Republicanos) com Blumenau termina de forma melancólica e reproduz o que foi durante a grande parte do seu mandato. Só mudou por conta de um projeto eleitoral para a reeleição, que diga-se de passagem tinha um atrativo e tanto para as cidades e os prefeitos, o chamado Plano 1000;
Encantou os prefeitos, mas não seduziu os eleitores. E ficou de fora do segundo turno nas eleições em Santa Catarina.
Carlos Moisés apareceu muito em Blumenau ao longo de 2022, contrastando com os anos anteriores. Convenceu o prefeito Mário Hildebrandt e os demais do Vale Europeu do seu Plano 1000 e eles apostaram no projeto municipalista sem precedentes em Santa Catarina.
Mas o resultado das urnas reverberou a dificuldade de Carlos Moisés como governador. Uma mistura de inexperiência com arrogância, uma dificuldade de conversar com lideranças locais e regionais para tocar seu mandado. Só fez isso no ano de eleição e foi tarde demais.
A Lua de Mel com Blumenau durou apenas o período eleitoral e as primeiras obras que foram encaminhadas no ambicioso Plano 1000 começaram. Mas muitas outras foram prometidas e agora a conversa precisa ser feita com o governador eleito Jorginho Mello.
E chama a atenção o distanciamento atual entre o governador que que sai e o prefeito Mário, seu maior cabo eleitoral no Vale do Itajaí e um dos principais no Estado. Moisés não colocou mais os pés na cidade. Nesta semana, esteve em Pomerode inaugurando obra e em Massaranduba assinando ordem de serviço. Blumenau nada.
Havia uma expectativa que o governador pudesse assinar, ainda este ano, os recursos para a municipalização do complexo do SESI, mas não vai acontecer. O recurso está no orçamento para o ano que vem, mas quem terá a caneta é o novo governador;
Hildebrandt apoiou Jorginho Mello no segundo turno, natural na perspectiva do prefeito, por conta de sua afinidade com o projeto do presidente Bolsonaro.
.







Nenhuma surpresa!!! Tampouco é surpresa o despreparado do Prefeito Mário ao se deixar encantar pelo canto da sereia entoado pelo Governador Moisés… Aliás, Mário Hildebrand não emplacou ninguém nas últimas eleições, apesar de trocar constantemente de casaca, tem mais ou menos o pé frio do Mick Jagger. Fica uma dica aos candidatos de futuros pleitos eleitorais, fujam do apoio do Mário!!!