Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional estará em Santa Catarina nesta quarta-feira para ver os estragos da chuva

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará em Santa Catarina nesta quarta-feira. A confirmação é da vice-líder do governo na Câmara, deputada federal Ana Paula Lima (PT), depois de algumas reuniões, presenciais e remotas, com os parlamentares da bancada federal catarinense e prefeitos representantes das Defesas Civis de cidades atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias, quando foram alinhados procedimentos e pedidos de ajuda federal.

“A cooperação entre municípios, estado e União é uma forma eficaz e necessária neste momento de união, que facilita o processo de recuperação e reconstrução das cidades com maior rapidez”, diz Ana Paula Lima.

O encontro vai possibilitar a avaliação in loco dos estragos provocados pela chuva intensa no Estado e avançar nas medidas do governo federal para o auxílio e atendimento aos municípios. A agenda ainda não esta definida, mas deve sobrevoar algumas áreas, como o Alto Vale do Itajai, ao lado do governador Jorginho Mello (PL).

Quem também destacou a postura do ministro foi o deputado federal Jorge Goetten (PL), natural de Rio do Sul, que  elogiou o rápido atendimento do ministério. “A união dos entes federados dá um acalento pra todos nós. Temos que reconhecer a resposta rápida para os nossos prefeitos e prefeitas, porque são eles que vão dar uma resposta pra quem está com a casa, com o estabelecimento coberto de água. Só temos a agradecer ao governo estadual e federal pela excelente condução neste momento”.

Goetten também sugeriu a criação de uma comissão permanente na bancada de senadores e deputados catarinenses para tratar as causas das enchentes. “Que quando as águas baixarem, não levem essa boa vontade nossa de tratar as causas dos problemas. O que a gente, como cidadão sente, muitas vezes, só acontece durante o evento e ela precisa ser permanente”, destaca.

Entre as medidas já tomadas pela pasta, está a autorização de repasse de mais de R$ 1,2 milhão ao governo do estado para ações de para execução de ações de defesa civil e de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água e itens de higiene pessoal, entre outros.

Nesta terça-feira, 10, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) publicou uma portaria em que reconhece a situação de emergência de 82 municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Com essa medida, os municípios podem solicitar ao governo federal recursos para ações de defesa civil, que, além do atendimento à população, também incluem restabelecimento de serviços essenciais e desobstrução de ruas e, em um segundo momento, reconstrução de infraestrutura e moradias destruídas pelo desastre.

Fonte: da redação, com informações da Agência Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*