Ministro da Educação recebe comitiva de Blumenau para tratar da federalização da FURB

Foto: FURB

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhado do secretário de educação superior,  Wagner Vilas Boas de Souza, recebeu na manhã desta terça-feira, 7 de dezembro, uma comitiva formada pelo senador Jorginho Mello, pelo prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, pela secretária de educação do município, Patrícia Lueders e pelo vice-reitor da FURB, professor João Gurgel da Silveira e pelo secretário de Comunicação André Spezin..

O objetivo da reunião com o MEC foi apresentar a proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí a partir da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Como resultado do encontro, o ministro solicitou à Secretaria de Educação Superior (SESU) um projeto que permita ao executivo aprovar a federalização.

“Ficamos muito satisfeitos com os encaminhamentos, pois o MEC e a SESU demonstraram conhecimento de causa e entendem a viabilidade do projeto de federalização”, afirma o vice-reitor da FURB.

Também presente à reunião, o professor Clóvis Reis, que preside o Conselho de Federalização da FURB, acredita que “o movimento pela FURB Federal deu hoje um passo importante”.

Agora, a FURB deve encaminhar à Secretaria de Educação Superior todo o histórico do projeto, a fim de embasar uma proposta a ser apresentada ao Congresso, em busca de verbas no orçamento da União que viabilizem a implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí.

“A recepção pelo ministro, com a presença do secretário de educação superior e os encaminhamentos para a elaboração de uma proposta, com análise técnica do projeto é um avanço muito significativo junto ao poder executivo, que se mostrou bastante receptivo”, observa Reis.

Para o Prefeito Mário Hildebrandt a discussão da Federalização da FURB vem num momento muito importante e precisava ser retomada. “Nosso agradecimento aqui ao Senador Jorginho Mello, que trouxe a discussão ao Ministério da Educação e tem sido o representante de Blumenau no Senado Federal. A reunião com o Ministro trouxe avanços e a possibilidade clara de que a Federalização pode ser concretizada. É uma discussão antiga, que precisava ser retomada e fico feliz em ver que essa iniciativa tenha partido do próprio Governo Federal. Esperamos, enfim, ver discussões concretas sobre o tema”, destaca.

Uma comissão foi criada pelo Ministério da Educação, para que o tema tenha andamento no Governo Federal. De acordo com o Ministro Milton Ribeiro a discussão sobre a Federalização da FURB passará agora pelo Ministério da Economia para análise de custos, uma vez que já possui aprovação do MEC.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*