Mais de 11 mil pessoas foram vacinadas no dia D em Blumenau

Foto: PMB/arquivo

No último sábado, dia 15, foi realizado o dia “D” de vacinação contra o sarampo, ação que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde. Em Blumenau, a Secretaria de Promoção da Saúde (SEMUS) aproveitou a data para intensificar também a vacinação que protege da Febre Amarela. Em um único dia foram imunizadas 11.374 pessoas no município, número que superou a expectativa da Secretaria em relação aos registros das últimas campanhas.

As 45 unidades com sala de vacina da rede municipal de saúde, Ambulatórios Gerais (AGs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs) aplicaram 2.846 doses da vacina contra o Sarampo e 5.149 doses da vacina contra Febre Amarela. Quase 9 mil carteiras de vacinação foram avaliadas e atualizadas com doses do calendário de vacinação.

As vacinas que protegem do sarampo e da febre amarela estão disponíveis nas unidades durante o ano todo, mas, devido a alta demanda, a Semus irá ampliar o horário de vacinação das salas de vacina dos sete AGs até as 20h durante esta semana.

Sarampo
A vacina contra o Sarampo segue disponível nas salas de vacinação do município durante todo o ano, seguindo o calendário vacinal. Crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose. Em 2019, foram aplicadas em Blumenau 30.628 mil doses da vacina que protege contra o sarampo.

Febre Amarela
Já a vacinação que protege da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde (MS), a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica. Há contra indicação para alérgicos à proteína do ovo. Em 2019 foram vacinadas 99.216 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018 quando 53.411 pessoas foram vacinadas. A vacina da febre amarela é disponibilizada durante todo o ano.

Fonte: Secom PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta