Maior rede de escolas de gastronomia das Américas inaugura unidade em Blumenau

Foto: divulgação

Com mais de 20 anos de experiência e 140 escolas em funcionamento em cinco países, o Instituto Gastronômico das Américas (IGA) chegou a Blumenau. A escola terá cursos profissionalizantes e workshops de curta duração para quem quer aprender mais sobre gastronomia, além de cursos rápidos e voltados para públicos específicos, como o Cozinheirinhos, para crianças a partir de oito anos.

A unidade atende ao público a partir de terça-feira, 14, com inscrições para cursos longos de gastronomia e confeitaria para que os visitantes conheçam a estrutura de cozinha e ambiente de socialização. A escola funciona na Rua Sete de Setembro, 1829, Centro, e recebe o público de segunda a sexta-feira, entre 8h e 19h30min. Após o início das aulas, previsto para março, o espaço estará aberto até as 22h.

Para Daniel Montagner, que traz o IGA para Blumenau, a proposta é oferecer um nome de peso na formação gastronômica internacional para atender uma região que está despontando nessa área. “A qualidade e a quantidade de opções culinárias locais aumenta a cada dia e isso tem sido fundamental para ampliar, por exemplo, a atratividade turística em restaurantes e hotéis. Blumenau tem tudo para ser a cidade gastronômica do estado e nós viemos dar nossa contribuição para isso”, comenta.

A coordenadora local dos cursos será Caroline Burghardt. Mestre em Turismo e com MBA em Gastronomia, ela atua na região há mais de 15 anos como gestora e docente de capacitações na área. As expectativas dela são altas. “O IGA é reconhecido no país inteiro pela formação técnica, de profissionais focados na prática e com capacidade acima da média. Aliado a isso, temos aqui em Blumenau uma estrutura de cozinha e conteúdo da qual o mercado local carece”, comenta.

Para ela, quem atua na área sem formação tem no IGA uma oportunidade de ampliação do conhecimento e, para quem busca uma carreira, é uma chave de entrada sem precedentes.

Primeiros cursos confirmados

As duas turmas de estreia são dos cursos de Gastronomia e Alta Cozinha e Confeitaria Profissional e Avançada. Ambos têm duração de dois anos, com aulas presenciais uma vez por semana e conteúdos online para serem estudados em casa.

Na programação do curso de Gastronomia e Alta Cozinha, os alunos aprendem o funcionamento global desse ambiente, técnicas de preparos e influências mundiais da gastronomia. O objetivo do curso é uma inserção rápida no mercado de trabalho, preparando o profissional no gerenciamento da produção gastronômica com criatividade e método.

Já o curso de Confeitaria Profissional e Avançada, visa levar o aluno a uma alta performance na pâtisserie e na panificação. O conhecimento de técnicas e informações sobre as referências nacionais e internacionais na área são os diferenciais dos profissionais formados pelo IGA.

Outras capacitações de curta duração serão lançadas pela instituição nos próximos meses. A escola também irá ministrar workshops para atender o público apaixonado pela gastronomia e suas curiosidades. A partir de março, a agenda será divulgada nas redes sociais oficiais do IGA: @igablumenau.

Fonte: Melz Assessoria

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta