Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, o presidente disse que a vinculação do aumento nos impostos a questões judiciais internas do Brasil – Trump relacionou a medida às ações em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro – é algo que “um ser humano e um governo não pode admitir.”
“É inaceitável que o presidente Trump manda uma carta, sabe, pelo site dele, sabe, e começa dizendo que é preciso, sabe, acabar com a caça as bruxas. Isso é inadmissível. Primeiro, porque isso aqui tem Justiça e a gente está fazendo um processo com direito a presunção de inocência de quem é vítima. Se quem é vítima e cometeu um erro vai ser punido. Aqui no Brasil é punido”, disse o presidente.Lula disse que não vai perder a calma sobre o tema, mas que o país está disposto a aplicar contramedidas previstas na chamada Lei de Reciprocidade.
Sancionada em abril pelo próprio Lula, a lei permite que o governo brasileiro adote medidas de retaliação contra países ou blocos econômicos que apliquem barreiras comerciais, legais ou políticas contra o Brasil.
“O Brasil utilizará a Lei da Reciprocidade quando necessário e o Brasil vai tentar junto com a OMC, com outros países, tentar fazer com que a OMC tome uma posição para saber quem é que está certo ou que está errado. A partir daí, se não houver solução, nós vamos entrar com a reciprocidade já a partir de primeiro de agosto quando ele começa a taxar o Brasil”, disse o presidente.
“Nós entendemos que o Brasil é um país que não tem contencioso com ninguém, nós não queremos brigar com ninguém, nós queremos negociar e o que nós queremos é que sejam respeitadas as decisões brasileiras”, afirmou.Sobre medidas institucionais, o presidente disse que cabe ao Itamaraty decidir se medidas como a convocação da embaixadora brasileira nos EUA para consultas em Brasília – um ato considerado duro na diplomacia – serão adotadas.
Fonte: G1
Tudo que esta ocorrendo é resultado da política interna que este desgoverno est a promovendo desde 2022.
Perseguição política , sanções a empresas americanas , achavam que tudo ficaria impune ?
Reclama no Foro de São Paulo ou para Hugo Chaves e Che Guevara .
Atenção Bolsonaristas, nenhum país governado por militar tem democracia. Todos esses países que estão na merda são governados por militares. E que mesmo fora do poder tenta ser ditador. Inclusive tentando mudar de endereço eleitoral seus filhos para se perpetuar no poder! O próximo passo é fazer de Santa Catarina um novo Rio de Janeiro. Primeiro trouxe o Seif, depois o filho para ser vereador e agora vai ser o Flávio para ser candidato a senador por Santa Catarina. Acorda Brasil… Acorda Santa Catarina, ou melhor Rio Catarina!!
O assunto é sobre Taxação anunciada por Trump. o que tem haver militares, bolsonaristas,candidato,filho ?
Ler e entender , melhor caminho .