Lançamento do documentário “Força: substantivo feminino” ocorre nesta segunda

Foto: arquivo histórico de Blumenau

Nesta segunda-feira, dia 4 de março, a FURB recebe o lançamento do documentário “Força: substantivo feminino”, série documental que conta a história de 40 mulheres que teceram a história do município e não tiveram o merecido reconhecimento público. A série de cinco episódios conta com pesquisa e roteiro das jornalistas Letícia da Silva, Mariana Paula e Soila Freese; e direção geral de Mariana Paula. O evento é gratuito e aberto à toda comunidade e ocorre às 19h, no auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau.

Além da exibição dos vídeos, alusiva à programação da semana do Dia Internacional da Mulher, haverá também uma roda de conversa com a equipe de produção e convidadas especiais. Participam as jornalistas Letícia da Silva e Soila Freese, responsáveis pelo trabalho de pesquisa, roteiro e produção da série; o publicitário Eduardo Burgardt, que editou e criou a identidade visual do documentário; a historiadora Franciele Scheurich, que contribuiu para a etapa de pesquisa do projeto; a professora e empreendedora educacional Shirlei Silva, criadora do projeto Olakunde, que provoca discussões e reflexões sobre as questões inerentes à negritude; a professora e escritora indígena Maria Elis Tolym Nunc-Nfoonro, que atua com literatura infanto juvenil e já recebeu premiação nacional por seus textos; e a professora Aline Cruz, que atua em movimentos sociais e ajudou a criar coletivos de mulheres que atuam em causas feministas e antirracistas.

O projeto Força: substantivo feminino é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, contemplado no 5º Prêmio Herbert Holetz, nº 50. Além da FURB, a série documental histórica também será exibida em escolas da rede pública de Blumenau, com roda de conversa com produtores do documentário. A obra seriada é traduzida em LIBRAS e legendada, como forma de aumentar a acessibilidade. Estará disponível de forma gratuita pelo canal do YouTube @TrilhaFilmesSC e no site dedicado ao projeto: www.trilhafilmes.com/mulheresblumenau

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*