Instituto Mães do Amor em Defesa da Diversidade é formalizado e elege sua primeira diretoria

Foto: divulgação

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 8, na FURB, a assembleia para a constituição do Instituto Mães do Amor em Defesa da Diversidade, com eleição da primeira diretoria, com a finalidade de atuar na defesa dos direitos humanos, da diversidade sexual e de gênero contra qualquer tipo de preconceito das pessoas LGBTQIA+.

O Instituto tem como princípios estatutários manter atuação suprapartidária e política em defesa das pessoas da diversidade, numa perspectiva antirracista, anticapacitista e antissexista para a promoção do bem de todas as pessoas, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Também pretende assegurar políticas públicas em favor das pessoas LGBTQIA+, uma vez que pertencem a uma minoria social e sexual e têm seus direitos humanos reconhecidos pela ONU, bem como pela Constituição Federal em parceria com nossos filhes, filhas e filhos em caminhada por uma vida plena, sem retirar seu protagonismo social e político.

Criada coletivamente por mães de pessoas LGBTQIAP+ em maio de 2022, já realizou nove piqueniques públicos, um ato de protesto contra a violência, seis reuniões de acolhimento de famílias com suporte psicológico, prestou assessoria jurídica gratuita para pessoas que sofreram LGBTfobia, está realizando o CONTRA-CENSO DA DIVERSIDADE para identificar as principais demandas em saúde, educação e segurança das pessoas LGBTQIAP+ no Vale do Itajaí, além de diversas ações em redes sociais. Para a presidência da entidade foi eleita a advogada Rosane Magaly Martins, e conta com a professora Maristela Pitz como vice-presidenta.

Último Piquenique do ano

O Instituto realizará neste sábado, 10, das 14 às 17horas, no Parque Ramiro Ruediger, o último piquenique de 2022. Será um encontro colaborativo NOSSA LUTA É TODO DIA, para que as pessoas que não têm preconceito, que defendem a causa e famílias LGBTQIA+ possam se encontrar, se apoiar, se divertir e avaliar as ações da entidade neste ano e programar eventos para 2023.

Os piqueniques têm como objetivo é combater o preconceito contra a população LGBTQIA+, promover encontros afetivos, além de promover a visibilidade de pais LGBT e seus filhos, para que possam circular tranquilamente pelas ruas da cidade, sem medo da violência a que possam ser submetidos. Haverá também a prestação de serviços do CEDAP – Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção da PMB.

Natal para que ninguém fique sozinho

Para encerrar o ano o INSTITUTO MÃES DO AMOR realizará a primeira CEIA DE NATAL COM A DIVERSIDADE, onde as mães pretendem receber na noite de 24 de dezembro, pessoas LGBTQIAP+ que foram expulsas de suas famílias por conta do preconceito. Nesta noite muitas pessoas da diversidade ficam solitárias, em estado de sofrimento que provocam danos à sua saúde mental. Por conta disto, a ceia será na forma compartilhada, com a realização de troca de presentes (pessoa secreta), para que tenhamos momento de carinho, amor e respeito.

Fonte: Instituto Mães do Amor

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*