Indaial: Projeto Ribeirão Mais Verde contará com implantação de fossas ecológicas no Encano

Foto: divulgação PMI

A Prefeitura de Indaial deu mais um passo importante na implantação do projeto Ribeirão Mais Verde, que visa à preservação dos ribeirões Encano e Warnow. Em reunião no Gabinete foi anunciada a instalação piloto, neste segundo semestre, de 20 sistemas individuais de tratamento de esgoto com fossas ecológicas em residências do bairro Encano.

O encontro contou com a presença do prefeito André Moser; secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas Lima; técnicos da Prefeitura; representantes do Rotary Club, Casan, entidades, lideranças empresariais, moradores do Encano e imprensa.

Desde 2018, a Prefeitura de Indaial mantém um convênio com a Univali para desenvolvimento do projeto de tratamento de efluentes domésticos (esgoto) por fitorremediação. Esse processo utiliza as plantas (no município será usado o vetiver) como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério. Trata-se de uma forma ecológica, de baixos custos operacionais e de manutenção, altamente eficiente na absorção de materiais orgânicos.

A parceria com a Univali contempla a assessoria técnica na implantação do projeto e o termo de referência que servirá de base para a Prefeitura licitar os demais sistemas. “Após a implantação das fossas nos 20 imóveis e o monitoramento, temos a previsão de lançar, em 2020, um edital de licitação para contemplar a instalação em todas as residências localizadas às margens dos ribeirões”, explica Jonas Lima.

Os recursos para desenvolvimento e implantação do projeto são provenientes do contrato-programa que a Prefeitura de Indaial mantém com a Casan. Serão investidos R$5 milhões em medidas para preservação dos ribeirões Encano e Warnow, aplicados ao longo de 50 meses de acordo com o convênio. O tratamento natural do esgoto nos imóveis situados ao longo desses ribeirões é a primeira ação a ser implantada.

“Essa é uma importante ação de preservação ambiental. Trabalho em conjunto na busca pela universalização do saneamento básico. Nas comunidades de interior precisamos pensar em sistemas descentralizados para tratamento de esgoto. Essa é uma alternativa viável e muito eficiente”, comenta o prefeito, André Moser.

Fonte: Comunicação PMI

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*