Imunização de profissionais da comunidade escolar contra a Covid começa pela educação especial; presos também vão receber a partir de quarta

Foto: Cristiano Estrela/Secom

Conforme o Informe Blumenau postou mais cedo, o Governo de Santa Catarina vai antecipar para quarta-feira, 26, a vacinação contra a Covid-19 para os professores da Educação Especial, abrindo a imunização para a comunidade escolar, prevista originalmente para começar no dia 31. Pessoas em situação de rua e presos no sistema carcerário também vão receber, além da intensificação da vacina para profissionais da Segurança Pública.

O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés, nesta segunda-feira, 24, após pactuação em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O encontro envolveu técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios catarinenses.

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, explicou que a deliberação anterior previa o início da campanha para o dia 31. Entretanto, diante das dificuldades apontadas para a cobertura vacinal dos portadores de comorbidades foi necessário antecipar a vacinação de outros grupos prioritários, de acordo com as determinações do Plano Estadual de Vacinação.

Santa Catarina distribuiu 549.764 doses para todos os municípios para aplicação no grupo das pessoas portadoras de comorbidades e deficiência permanente. Destas, apenas 174.840 doses foram aplicadas até a última sexta-feira, 21, o que equivale a pouco mais de 32,5% da população estimada. Diante da situação, o Governo emitiu um apelo no último sábado para que os municípios priorizassem a vacinação em pessoas com comorbidades.

“O fato é que de acordo com o que vinha sendo relatado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina ainda não houve a cobertura total do grupo prioritário, seja pela subestimativa dessa população, seja pela dificuldades de compreender quem teria esse direito”, relata Alexandre. “Entendemos que poderíamos, concomitantemente com a vacinação das pessoas com comorbidades, avançar nas fases seguintes do Plano Nacional de Imunização”.

O secretário adjunto explicou que para a vacinação dos profissionais de Educação serão seguidos os estudos e os indicadores apresentados pela Secretaria da Educação. “Ou seja, começaremos pelos profissionais de educação especial, em seguida atenderemos os da educação infantil e assim por diante”, afirmou. A ideia é que até quarta os municípios intensifiquem a busca ativa e vacinação das comorbidades. Também ampliaremos a vacinação em profissionais das forças de segurança”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*