A FURB não fez questão de alardear, mas a prefeitura sim, através do prefeito Egidio Ferrari (PL) que, na semana passada, trouxe a informação, de forma midiática. “Você não sabe, mas isso vai mudar a saúde de Blumenau, o SUS e a FURB. Blumenau vai ganhar mais um hospital, para atender pelo SUS, com pronto atendimento, hospital cirúrgico e centro de diagnóstico com imagem”, disse o prefeito em suas redes sociais.
Ele estava dando visibilidade à abertura do chamamento público da FURB para definir uma Organização Social (OS) que fará a operação e gestão do Hospital Universitário da FURB, localizado no bairro Fortaleza Alta, no campus 5 da Universidade.
A proposta é oferecer atendimento à comunidade interna e externa via Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que a entidade selecionada, conforme critérios técnicos estabelecidos em edital, terá que providenciar credenciamento junto aos órgãos regulamentares de saúde, contratação de profissionais, compra de equipamentos, além de comprovar capacidade operacional necessária para dar andamento ao projeto, executando serviços de saúde nas modalidades de Hospital-Dia Cirúrgico, Pronto Atendimento e Serviço de Apoio, Diagnóstico e Terapêutico.
O início das atividades no local, com a gestão realizada por Organização Social, será possível após alterações na resolução interna da Universidade que dispõe sobre as relações entre a FURB e as entidades qualificadas como OS. Tais mudanças foram aprovadas pelo colegiado do Conselho Universitário (Consuni), no último dia 26 de junho.
Conforme o cronograma, a entrega dos envelopes com a habilitação da entidade interessada e sua proposta de trabalho será no dia 24 de julho, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na sala A-202 do campus 1 da FURB, localizada na rua Antônio da Veiga, 140, em Blumenau. Após a análise das documentações, a previsão é que a entidade selecionada pelo Chamamento Público seja conhecida em setembro. O início das atividades do hospital gerido pela OS está previsto para novembro.
De acordo com o edital do Chamamento Público, o período de vigência do contrato de gestão será de 120 meses, prorrogáveis por igual período. Ao final do contrato, melhorias e investimentos realizados no Hospital Universitário com recursos auferidos pela OS em decorrência do contrato de gestão serão revertidos à Universidade.
O Hospital Universitário da FURB é uma antiga demanda da comunidade. A universidade tem estrutura e expertise por conta dos cursos na área de saúde. Com a gestão de uma OS, entende-se que será possível atender demandas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-SC), Secretaria Municipal de Promoção à Saúde de Blumenau (Semus) e do Ministério da Saúde, pelo SUS, contribuindo para uma melhor estruturação do sistema público de saúde.
Durante suas atividades, o espaço também poderá ser utilizado para realização de atividades de estágio, pesquisa e extensão de estudantes vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da FURB.





Seja o primeiro a comentar