Gripe: Blumenau ainda precisa imunizar cerca de 13% do grupo de risco. Vacinação segue até quarta-feira na cidade

Foto: Michele Lamin/Secom PMB

Mesmo com todos os impasses envolvendo a paralisação nacional dos caminhoneiros, o Ministério da Saúde ainda não anunciou se haverá uma prorrogação da campanha de vacinação contra gripe em 2018. Ela teoricamente está mantida até esta sexta-feira (01).

Nos últimos dois dias, aqui em Blumenau não haverá atendimento por conta do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (31), e também no dia seguinte é ponto facultativo. Portanto, as pessoas devem providenciar a vacinação até esta quarta-feira (30). Até agora, 25 mil pessoas que estão no grupo de risco ainda não se imunizaram aqui na cidade.

Faltando dois dias para o fim das aplicações, segundo a Secretaria de Municipal de Promoção da Saúde, a cidade já imunizou mais de 81mil pessoas, o que corresponde a 77,2% do total previsto.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que os municípios atinjam a marca de 90% de pessoas do grupo de risco vacinadas. Por tanto, a cidade ainda precisa imunizar 13% do público alvo da campanha.

A maior cobertura vacinal continua sendo registrada entre os idosos, com 101,6%, ou seja, já acima do estimado inicialmente. Na sequência aparecem professores (81%) e puérperas (74%). Os menores índices são verificados entre gestantes (57,5%), trabalhadores da saúde (60,1%) e crianças (63,7%).

Até o momento, Blumenau já registrou três mortes por H1N1.

Os sete Ambulatórios Gerais seguem com as salas de vacina funcionando até às 21h exclusivamente para a imunização da população contra a gripe.

Quem tem direito à vacina contra a gripe na rede pública:

– idosos com mais de 60 anos;

– crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos;

– gestantes;

– puérperas (até 45 dias após o parto);

– trabalhadores da saúde;

– professores das redes pública e privada;

– povos indígenas;

– portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*