Governo Jorginho diz que 20 mil pessoas já realizaram cirurgias e a fila de pacientes oncológicos caiu em 52%

Foto: Ricardo Trida/Secom

Os resultados do Programa de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado já chegaram a cerca de 20 mil pacientes atendidos. Desde que foi lançado, em 6 de fevereiro, a fila de cirurgias oncológicas foi reduzida em 52%. Os dados foram anunciados nesta quarta-feira pelo Governo do Estado.

Esta foi uma das principais – se não a principal – promessa de campanha do então candidato Jorgino Mello (PL).

O Programa, quando lançado, tinha 2.738 pessoas na fila a espera da cirurgiaoncológica, número que reduziu para 1.304.

“Não vamos descansar até atender esses pacientes. Temos condições, temos vontade política. É papel do Estado tirar as pessoas do sofrimento das pessoas e é isso que vamos continuar fazendo”, disse o governador Jorginho.

“Nós assumimos o compromisso claro de garantir o cumprimento das leis do Câncer. Estamos aqui para fazer cumprir a legislação e garantir que os tratamentos sejam iniciados no tempo correto. Quem tem câncer tem pressa”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A legislação (leis dos 60 dias e dos 30 dias, de autoria de Carmen Zanotto) prevê que o tratamento aos pacientes oncológicos seja iniciado em no máximo 60 dias e que o acesso aos exames para pacientes suspeitos seja em até 30 dias.

Para efetivar o Programa, foram desenvolvidas diferentes estratégias, que envolveram pactuações entre as unidades hospitalares, gestores municipais e órgãos de saúde. O investimento previsto para este ano é de R$ 235 milhões. As ações para a aceleração da realização dos procedimentos estão ocorrendo em todas as regiões do estado. São 96 hospitais contratualizados, com diferentes portes, quantidade que pode aumentar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*