Gaspar zera a fila de espera para exames de tomografia

Foto: Dimas Freitas de Carvalho/Hospital de Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde zera a fila de espera para agendamento de exames de tomografia. Com apenas três meses de funcionamento, o novo equipamento, doado pela JBS através do programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade” para o Hospital de Gaspar, conseguiu atender a demanda reprimida.

Com o novo equipamento e a demanda em dia, os procedimentos são marcados com um prazo máximo de 30 dias. Além disso, diariamente o Hospital de Gaspar, realiza no Centro de Imagens, pedidos de urgências, que são atendidos imediatamente. No final do mês de abril, havia uma fila de espera de 144 procedimentos.

Antes do tomógrafo, os exames levavam em média cinco meses. A secretária de Saúde, Silvania Joanello, comemora os resultados. “A aquisição do tomógrafo foi importante, pois proporciona ao paciente um exame de alto custo que, muitas vezes, é necessário para fechar diagnóstico. Além disso, com o tomógrafo no Hospital de Gaspar, garantimos mais conforto para a nossa população, que não precisa mais viajar 40km para fazer o exame. Profissionalmente é gratificante poder ajudar pessoas com a realização da tomografia”, conta.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca que a intenção do tomógrafo sempre foi essa, atender os pacientes do Hospital e auxiliar com as demandas da rede de saúde. “Temos um equipamento de última geração que atende os pacientes do Hospital de Gaspar, mas acima de tudo, ampliamos para toda a população. Conseguimos em três meses de uso, atender as demandas da nossa comunidade. Agora estamos estruturando o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Gaspar pra poder ofertar o serviço para outros públicos e ainda gerar renda para que o nosso Hospital possa continuar atendendo as pessoas com cada vez mais qualidade”, salienta.

Tomógrafo

O tomógrafo foi doado pela JBS e, em fevereiro de 2021, iniciou os procedimentos no município após uma adequação do setor de tomografia do Hospital de Gaspar. Tomografia Computadorizada é um exame de imagem de extrema importância, que usa a tecnologia de Raios-X para diagnósticos mais precisos, e é atualmente um dos principais exames para investigar nódulos ou tumores, vasos pulmonares e cerebrais, além do auxílio no combate à Covid-19. Sabe-se que, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação do paciente, o que comprova a importância desse tipo de exame, pois graças à sua precisão, pode adiantar o tempo do tratamento e de cura da doença.

Fonte: PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta