Gaspar é destaque em evento do Ministério da Economia, em Brasília

Foto: divulgação PMG

Gaspar foi destaque nesta quarta-feira, dia 4, no IV Fórum Nacional de Transferência de Recursos. A Prefeitura foi escolhida para ser precursora na implantação do projeto do Governo Federal de excelência em gestão. O case da cidade foi apresentado para representantes de diversos municípios e instituições do Brasil como exemplo a ser seguido.

Em Brasília o prefeito Kleber Wan-Dall esteve acompanhado do secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Carlos Roberto Pereira, do chefe de Gabinete, Roni Muller, da secretária adjunta de Fazenda, Raquel Marshall Gadea, e dos servidores Valter Alexandre Siqueira, Kawana Bonafini e Raquel Bernardes. Todos apresentaram os aspectos de Gaspar, os programas de destaque e a implantação do projeto.

O prefeito iniciou falando dos aspectos da Cidade Coração do Vale, das potencialidades e forças da cidade no turismo e desenvolvimento econômicos, nos desafios com mobilidade urbana e o que a Administração planeja para o município. “Na prática estamos colocando a mão massa para fazer tudo aquilo se ouve há muito tempo: mais Brasil, menos Brasília. Implantamos diversos instrumentos e ações que garantem mais agilidade, mais transparência e mais eficácia na gestão pública”, salientou.

Wan-Dall ainda apresentou como exemplos de gestão a implantação do escritório de projetos, a centralização do setor de compras, a exigência de especialização em gestão pública para determinados cargos, tranmissão ao vivo pelo Youtube das licitações, a elaboração de plano de circulação e mobilidade, o desenvolvimento de políticas públicas de desenvolvimento econômico, entre outras. Os programas ‘Avança Gaspar’, ‘Gaspar É Mais Saúde’ e ‘Gecom’ foram os destaques apontados pela comissão encarregada de implantar o Modelo de Excelência em Gestão de Transferência de Recursos – MEG/Tr em Gaspar. Os programas destacados foram apresentados para a plateia, mostrando desde a concepção até os resultados já alcançados. Os servidores também apontaram recursos financeiros, captação de recursos, entre outros.

Além das características da cidade e das ações da administração pública municipal, foi demonstrado aos participantes como foi o processo de implantação desta primeira etapa do MEG. O diagnóstico foi validado internamente e aguarda a validação externa. Em seguida segue para as demais etapas até a efetiva implantação do projeto do Ministério da Economia, que é estruturado em sete fundamentos: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, compromisso com as partes interessadas, capital intelectual, orientação por processos, geração de valor público (resultados).

Sobre o MEG

Desde Julho, servidores da Prefeitura de Gaspar vêm se preparando para a aplicar o Modelo de Excelência em Gestão de Transferência de Recursos – MEG/Tr. Foram realizadas capacitações no Tribunal de Contas do Estado e com técnicos do Ministério da Economia. Uma comissão de colaboradores efetivos e comissionados foi formada para iniciar a implantação do MEG na Prefeitura. O grupo tem a participação de representantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Fazenda e Gestão Administrativa, Desenvolvimento Econômico, Educação, Obras, Agricultura, Assistência Social, Saúde, Procuradoria e Planejamento, alem da Fundação de Esportes e do Samae.

O objetivo é de promover o fortalecimento da governança, melhorias na gestão e controle e discutir inovações e troca de experiência entre município. Entre os benefícios do MEG-TR estão a melhoria da qualidade da gestão por meio de um referencial, promoção da cooperação interna, medição do desempenho perante os referenciais comparativos, com foco em resultados, divulgação na mídia dos reconhecimentos obtidos e apoio técnico da banca validadora para implementação de planos de melhorias.

O MEG-TR possui prazo para adesão, sistemas on line, capacitação presencial e à distância (EAD) para formação de multiplicadores, além de metodologia de implantação, acompanhamento e certificação.

Fonte: Comunicação PMG

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta