FURB ajusta calendário e divulga medidas financeiras

Foto: reprodução

Como forma de enfrentamento à Covid-19, as semanas de distanciamento social se prolongam e as aulas presenciais na FURB ainda não têm data para recomeçar. Enquanto isso, conteúdos teóricos e práticos são apresentados e organizados em aulas online.

Para ajustar os prazos necessários à conclusão do primeiro semestre, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN) editou o calendário acadêmico e estendeu o final do primeiro semestre para o dia 11 de julho, último dia de aulas teóricas do semestre. Entre 13 de julho e 15 de agosto, o calendário prevê a reposição das aulas práticas.

“A data de 11 de julho é apenas para as disciplinas teóricas, aquelas que necessitam de laboratórios terão um calendário próprio elaborado pela coordenação do curso, em conjunto com a Divisão de Registro Acadêmico”, reforça o Pró-reitor de Ensino, Romeu Hausmann.

Desde o início da pandemia, a Universidade Regional de Blumenau também tem flexibilizado o pagamento das mensalidades. O vencimento dos boletos de março e abril foi alterado, automaticamente, para 30 de maio, para todos os estudantes, sem cobrança de multas e juros. Os novos boletos estarão disponíveis a partir de 13 de maio, no site furb.br/boleto

Já por meio da Resolução n º 022/2020, de 9 de abril, a Universidade estabelece normas para alunos cuja renda tenha sido afetada diretamente pelos efeitos econômicos provocados pela Covid-19.

Entre as medidas firmadas pela resolução está a isenção de multas e juros das mensalidades e renegociações (novações) pagas até de 30 de junho das parcelas vencidas de março a junho de 2020.

Outra possibilidade é o pagamento de 50% da semestralidade. “O estudante que estiver com dificuldades em razão da Covid-19 pode solicitar pagar 50% das suas mensalidades ao longo do primeiro semestre de 2020 e, quando ele acabar, quitar sem multas e sem juros o restante do valor, em parcela única ou na mesma quantidade de parcelas que restaram em aberto ”, explica o chefe da Divisão de Administração Financeira (DAF), Fernando Krambeck.

Com o retorno dos atendimentos presenciais, o estudante com dificuldades como perda comprovada de emprego ou renda neste período, poderá fazer o parcelamento integral das mensalidades, com vencimento original, de março de 2020 a junho de 2020, sem multa e juros, no dobro do tempo, sem acumulação de parcelamentos, com pagamento a partir de agosto de 2020. “Esse procedimento só será possível quando do retorno das atividades presenciais, pois implica na coleta de assinaturas”, informa Krambeck.

Ele ressalta ainda que os débitos provenientes do atraso de mensalidades e de novações, relativos ao primeiro semestre de 2020, não serão inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), pelo menos até 30 de junho.

CrediFURB

Nos próximos dias a FURB lança novo edital para o CrediFURB (furb.br/credifurb), linha de crédito da própria Universidade que possibilita o financiamento de até 50% do curso, sem juros, apenas com a correção anual do crédito financeiro, para pagamento parcelado após a conclusão do curso.

Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*