Fogos de artifício e animais. De que lado você fica?

Foto: Michele Lamin / Secom PMB

Esta é uma seara espinhosa, mas o Informe Blumenau entrará nela, pela importância do debate.

Animais domésticos x fogos de artifício.

Uma atuante protetora dos animais em Blumenau lançou o debate de forma mais contundente em suas redes sociais. Neuranei Salete Bonfiglio faz um importante trabalho voluntário, fundamental diria, no vácuo da estrutura disponibilizada pelo Poder Público.

A Neuranei foi na canela da Prefeitura:

“Sabem porque a Prefeitura de Blumenau conseguiu economizar para comprar 12 toneladas de fogos que serão queimados aqui? E que por causa destes fogos, nós protetoras não poderemos sair de casa no dia 31 de dezembro e 01 de janeiro compartilhar este momento com nossos familiares, pois estaremos separando os cães que resgatamos das ruas de Blumenau abandonados e em situações de maus tratos (que é um problema da prefeitura, de saúde pública), cuidando deles que estarão em pânico por causa das 12 toneladas de fogos, enquanto o prefeito e sua comitiva festejam na praia…precisamos de ação protetoras, esta situação não poderá mais continuar….Convoco a todas as protetoras para um protesto em frente a Prefeitura de Blumenau – formaremos um grupo que irá liderar o protesto.”

Em outro post, ela reclama da atuação da Prefeitura “para suprir as necessidades das demandas do CEPREAD com medicamentos, materiais, ração de boa qualidade, vacinas, micro chips, etc”,  não tem, dizendo que enquanto isso se  gasta a verba pública em comemorações.

Uma coisa é uma coisa, outra é outra. Não vou falar do investimento da festa, pois entendo como importante pela quantidade de pessoas que confraternizam lá, além de serem áreas e orçamentos diferentes.

Também percebo as dificuldades da gestão de Napoleão Bernardes (PSDB) em administrar políticas públicas de proteção animal, mas é preciso reconhecer que ele avançou ao criar o Cepread e a diretoria de bem-estar animal.  Não haviam estes espaços nas outras administrações.

Sempre deixando claro que é preciso avançar muito.

Mas vamos analisar o centro da questão.

Você concorda com a postura dos protetores  dos animais sobre os fogos que teremos na virada do ano no centro de Blumenau e em todos os bairros da cidade, além do planeta inteiro?

Imagino que seja uma aflição, um pavor muito grande para os animais. Tenho seis felinos, todos de rua, mas como assisto sempre a distância, não há maiores problemas.

É valorosa a reflexão da voluntária, protetora dos animais. Mas ao criticar fortemente a Prefeitura, ela deixa de lado as cerca de 50 mil pessoas que prestigiam a virada do ano na Beira Rio e as milhões mundo a fora.

Quantas destas pessoas iriam sair de casa para acompanhar os fogos de artifício sem o barulho das explosões?

Sim, existem outros exemplos em outros locais, mas são poucos.

Por conta da mobilização da Neuranei Bonfiglio, algumas mobilizações foram tiradas. O vereador eleito Bruno Cunha (PSB), ligado à causa animal, foi questionado e comprometeu-se:

“Entrarei com uma indicação ano que vem pedindo ao poder público aderir o uso de fogos silenciosos, como está acontecendo em diversos países europeus e algumas cidades brasileiras, isso será benéfico para os animais, idosos e enfermos, conto com o apoio de todos nesse desafio”.

E você amigo blumenauense, qual sua opinião?

Foto: Michele Lamin / Secom PMB

 

5 Comentário

  1. Na minha lista de coisas inúteis criadas pelo ser humano, os fogos de artifício tem lugar cativo. Não acrescenta em absolutamente nada, e vez ou outra é manchete pelas tragédias que causa.

  2. O povo não elegeu esse cara por mais 4 ano? Onde esta o vereador eleito que defende os animais……………KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Apesar de orçamentos e pastas diferentes, há prioridades. Creio que seria prioritário destinar recursos para áreas que necessitam de recursos.

  4. O vereador Bruno Cunha não tem nada que fazer projeto para fogos silenciosos , que com certeza custam mais caros . Como vereador tem que fiscalizar as contas do executivo e cobrar austeridade nos gastos públicos . Nem começou e já esta sendo político , respondeu sem responder , será que será base aliada do executivo, será que vai ser mais um subserviente ?

  5. Sou a favor dos fogos de artifício silenciosos. Os animais, os idosos e enfermos agradecem.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*