Festa do esporte e da inclusão na abertura dos Parajasc 2024

Foto: Marcelo Martins/Secom PMB

Festa do esporte, vitória da inclusão esse foi o tema da Cerimônia Oficial de Abertura da 17ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizada na noite desta quarta-feira, dia 29, no setor 4 do Parque Vila Germânica. O ato foi conduzido do início ao fim com o protagonismo de paratletas do Estado.

Além de paratletas, professores, técnicos e dirigentes esportivos, se fizeram presentes no evento o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, da secretária Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel, da secretária Municipal de Educação, Sonia Cipriani, do secretário Municipal do Esporte Sérgio Vieira Galdino, do presidente da Fundação Catarinense do Esporte, Freibergue Nascimento.

Já na abertura os paratletas Eduardo Cividini, de Arroio Trinta, e Fabiane silva Ferraz da Conceição executaram o Hino Nacional, em seguida nos telões, um vídeo trouxe depoimentos de superação por meio do esporte de diversas pessoas com deficiência que compõem o Programa de Paradesporto de Blumenau. Na sequência, Andreia Porfirio, da bocha paralímpica, e Gabriel Eduardo, do Paradesporto Escolar, apresentaram os 71 municípios participantes do Parajasc 2024. A execução dos hinos do Estado de Santa Catarina e do município sede dos jogos Blumenau, encerraram a primeira parte da cerimônia.

A segunda parte foi carregada de emoção, a protagonista desse momento foi Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel, primeira pessoa com deficiência a ocupar um cargo de secretária Municipal, na primeira pasta dedicada ao Paradesporto e a inclusão em Santa Catarina.

“Sim é possível uma pessoa com deficiência participar de um evento esportivo, é possível sim uma pessoa com deficiência se sentir pertencente socialmente por meio do esporte. Blumenau é uma cidade que acolhe, cuida e que trabalha incansavelmente para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirmou.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*