Feiras de produtos autorais injetam R$1,8 mi na economia do Vale do Itajaí

Foto: Ana Castilhos

O ano de 2019 foi bastante movimentado para pequenos empreendedores da região. Ao todo, foram 29 eventos, sendo 27 em Blumenau, um em Itajaí e um em Ibirama realizados pela Microponto Produções. Um total de R$1,8 mi foram injetados na economia local, movimentando 336 marcas autorais e 157 shows entre fevereiro e dezembro. Entre os eventos produzidos, constam Feirinha da Servidão, Feira da Curt, Garimpo Bárbaro, Brava Food&Beer Fest, Soul Mulher e Diversival.

Além da movimentação em vendas dos feirantes, uma parte significativa da cadeia produtiva da cultura foi atingida, envolvendo fornecedores, artistas entre outros profissionais da área. No geral, 90% dos envolvidos são da cidade ou região de realização do evento, aquecendo a economia e gerando renda localmente.

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e valorizar o trabalho autoral de pequenos empreendedores, os eventos da Microponto também propagam a ideia de um consumo mais consciente, já que a compra através do pequeno produtor, possibilita o cliente a conhecer quem faz seu produto e suas etapas de produção, aproximando o público do que é produzido por pessoas da região.

“A força que a economia criativa tem em nossa região é enorme e vai crescer cada vez mais. Para avançarmos significativamente, precisamos reconhecer o que vem sendo feito, as feiras e eventos em geral, como produtos turísticos, mostrando que Blumenau é cidade de pequenos eventos também” afirma Diego Lottin, da Microponto Produções.

A Microponto Produções

Criada em 2011 em Rio do Sul, a Microponto iniciou os trabalhos com foco em eventos musicais: entre 2011 e 2014, foram 350 eventos realizados, movimentando cerca de mil artistas nacionais e internacionais. Desde 2016 está sediada em Blumenau, onde passou a coordenar a Feirinha da Servidão no mesmo ano. De lá pra cá, foram mais de 100 eventos produzidos, sempre envolvendo empreendedores autorais, programação artística e atividades de formação, sendo, em sua grande maioria, ações com acesso gratuito. Os eventos são financiados a partir da inscrição das marcas participantes, apoios, patrocínios e parcerias com a iniciativa privada. Como projeto permanente, a produtora realiza a Feirinha da Servidão, sempre no segundo domingo do mês na Prefeitura de Blumenau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*