Empresários do Vale conhecem oportunidades de investimento

Foto:divulgação

Na segunda-feira empresários de Blumenau e região puderem conhecer dois instrumentos para a captação de investimentos e o entendimento do panorama econômico estadual. O evento foi promovido pela FIESC.

Confira mais informações no release enviado pela Presse Comunicação Empresarial.

Foto:divulgação
Foto:divulgação

Fiesc apresenta ferramentas que auxiliam o empresário na tomada de decisões e buscam investimentos para o Estado

A Investe SC – Agência de Atração de Investimentos e o Observatório Econômico da Fiesc foram apresentados por representantes da Fiesc para empresários em reunião promovida pela Acib (Associação Empresarial de Blumenau) nesta segunda-feira (4), no auditório do Senai. O encontro foi conduzido pelo vice-presidente regional da Fiesc para o Vale do Itajaí e presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Ronaldo Baumgarten Jr.

O Observatório Econômico da Fiesc, apresentado pelo coordenador Sidnei Rodrigues, tem como objetivo captar e sintetizar dados econômicos e financeiros de todos os municípios de Santa Catarina. As informações são disponibilizadas em http://www.portalsetorialfiesc.com.br/ e também por aplicativo para smartphones e ajudam o empresário da indústria na tomada de decisões. Segundo Rodrigues, trata-se de um sistema de inteligência que reúne indicadores, tendências, legislação, eventos, fontes de fomento, entre outras informações atualizadas constantemente por uma equipe de especialistas.

A Investe SC, conforme explicou o coordenador Fernando Richards, trabalha tanto para a internacionalização das indústrias catarinenses quanto na atração de elos faltantes para adensar a nossa cadeia produtiva. “’É a primeira agência deste tipo no Brasil por meio de parceria público-privada. Fizemos benchmarking com as maiores agências internacionais e nacionais”, explicou. Um dos focos da Investe SC é a atração de investimentos para setores onde a maior parcela de insumos é importado, a fim de trazer parceiros internacionais e transferência tecnológica para o Estado. A parceria envolve também incentivos por meio do Governo do Estado. Para saber mais acesse http://www.investesc.com/

Para Ronaldo Baumgarten Jr. a Fiesc vem demonstrando uma grande quebra de paradigmas com relação ao Governo do Estado e mostra que é uma entidade não apenas para grandes grupos econômicos, mas sobretudo para pequenas e médias indústrias.

Panorama econômico

Na reunião, o diretor de Desenvolvimento Industrial da Fiesc, Carlos Henrique Ramos Fonseca, apresentou um panorama econômico do Estado. Segundo ele, de janeiro a dezembro de 2015 quase 59 mil vagas de empregos foram fechadas em Santa Catarina. As exportações caíram 15% e as importações tiveram queda de 21%. A produção industrial em janeiro de 2016 diminuiu 11,2% comparada ao mesmo período do ano passado. “Temos indicadores negativos, porém um pouco melhores que a média brasileira”, ressaltou.

Quanto às projeções para este ano, Fonseca apresentou os seguintes números divulgados pelo Banco Central: IPCA deve ser de 7,28%, o dólar deve fechar o ano cotado em R$ 4,00, o PIB deve encolher 3,73%, a produção industrial apresentará queda de 5,8% e a taxa Selic deve chegar a 13,75% ao final do período.

Em Blumenau, o saldo da balança comercial em 2015 foi positivo, acima de média catarinense, chegando a 20,6 milhões de dólares. De acordo com as informações apresentadas pelo diretor da Fiesc, 34,3% do PIB de Blumenau vem da indústria, sendo que este setor é responsável por 33% dos empregos formais, quase metade deles na indústria têxtil.

Fonseca também apresentou o PDIC 2022, o Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense, desenvolvido pela Fiesc. “Foram identificados 16 setores prioritários e construído um planejamento estratégico para cada setor”, apontou. Foi desenvolvida, ainda, a Proposta de atuação por polos de desenvolvimento setorial. A intenção é fortalecer cada polo do Estado por meio de um alinhamento das estratégias específicas de cada um.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*