Em mais um recuo, Bolsonaro desiste de base militar americana no Brasil

Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, participa de reunião com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília - 02/01/2019 (Marcos Correa/PR)

Com um novo tipo de “consulta popular”, de jogar as notícias e se der repercussão negativa voltar atrás, Jair Bolsonaro não deve instalar base militar dos Estados Unidos no Brasil durante o seu mandato. A notícia foi apurada pelo blog da Andréia Sadi e pela Folha com fontes da área militar do governo.

Ao SBT, na semana passada, Bolsonaro defendeu uma parceria bélica com os EUA. “A minha aproximação com os Estados Unidos é uma questão econômica, mas pode ser bélica. Nós podemos fazer acordo voltado para essa questão aqui no Brasil. Nós não queremos ter um superpoder na América do Sul, mas devemos ter, no meu entender, a supremacia”, disse.

Depois da entrevista, seu chanceler, Ernesto Araújo, confirmou a intenção. Ela foi elogiada, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, pelo secretário dos EUA, Mike Pompeo, que esteve na posse do presidente.

Com informações: G1, Folha e Estadão.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*