Deputados Laércio Schuster e Ivan Naatz participam de Frente Parlamentar Sobre Barragens

Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL
A apresentação de planos de contingência das barragens e a criação de uma política estadual voltada aos atingidos por esses empreendimentos estão entre as prioridades da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Atingidos por Barragens da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira, 20.

O ato teve a participação de deputados estaduais e de integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O deputado Fabiano da Luz (PT), proponente e coordenador da frente, destacou que o grupo já terá uma importante atividade no dia 3 de abril, na Alesc, com a realização de uma audiência pública sobre o assunto.

O deputado Laércio Schuster (PSB), primeiro secretário da Mesa Diretora, já havia se manifestado sobre o tema no início de fevereiro, após a tragédia de Brumadinho-MG.

“Todas as barragens no Estado demandam atenção permanente”, afirma Laércio. “Cabe a nós, deputados, cobrar do Governo Estadual em quais condições se encontram e exigir as melhorias necessárias. Daí a importância da criação desta Frente Parlamentar”.

Em Santa Catarina, são 177 barragens, com várias finalidades (armazenamento de água, geração de energia, contenção de cheias, rejeitos minerais, entre outras), além de 288 que estão projetadas.

Somente nas regiões do Médio e Alto Vale do Itajaí existem cinco barragens: Palmeira, Alto Cedro, Ibirama, Taió e José Boiteux.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*