O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) fez uma prestação de contas do seu mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, separando-as em três eixos de atuação: produção legislativa, fiscalização e cobrança e descentralização de recursos estaduais.
Na esfera legislativa, Napoleão destacou propostas que têm como objetivo aliviar o peso dos impostos no bolso dos catarinenses. Entre elas, a lei que limita a cobrança do IPVA (imposto cobrado sobre veículos), evitando reajustes anuais considerados abusivos, e a lei que reduziu em mais de 40% o ICMS sobre os 23 itens da cesta básica, que inclui carnes, arroz, feijão, macarrão e café. Também foram apresentadas iniciativas que buscam reforçar o combate ao ingresso de criminosos no setor público, reconhecer as guardas municipais e criar um programa estadual de enfrentamento ao vício nas apostas online e jogos de azar
No eixo de fiscalização e cobrança, o parlamentar lembrou de suas lutas que renderam conquistas recentes para a região. Entre os exemplos, enfatizou a contratação da reforma da Barragem de Ituporanga, aguardada há mais de cinco décadas, o retorno da Central Regional do Corpo de Bombeiros para Blumenau e a manutenção dos atendimentos públicos essenciais no Hospital Oase, em Timbó.
Já no que diz respeito à descentralização de recursos, Napoleão enfatizou que a representatividade política é ferramenta essencial para garantir avanços locais. Integrante da Bancada do Vale do Itajaí, o deputado já assegurou R$ 52 milhões em investimentos para a região, direcionados a áreas estratégicas como saúde, educação, mobilidade e segurança.
“Desde o início do mandato, o foco tem sido transformar a confiança depositada no meu trabalho em resultados concretos que impactem positivamente a vida das pessoas. Eu sempre digo que, quando a representatividade política se fortalece, os benefícios chegam à região e a realidade da comunidade se transforma. E essa será a minha grande missão enquanto estiver ocupando um cargo público”, afirmou Napoleão.
Durante a prestação de contas, Napoleão deu destaque especial ao volume de investimentos conquistados exclusivamente para Blumenau. Ao todo, foram articulados R$ 30 milhões para obras estruturantes que trarão impacto direto na vida da comunidade.
Entre as iniciativas, está a construção da nova rotatória na rua Benjamin Constant, que promete solucionar um dos maiores gargalos do trânsito no município, além do recém-inaugurado Ambulatório de Especialidades do Hospital Santo Antônio, que beneficiará mais de 5 mil pessoas por mês.
Confira os projetos contemplados na cidade:
* Construção do Ambulatório de Especialidades no Hospital Santo Antônio
* Nova rotatória na rua Benjamin Constant (Escola Agrícola)
* Requalificação da rua Santa Terezinha (Progresso)
* Municipalização e reforma do Complexo Esportivo do Sesi
* Aquisição de terreno para ampliação do AG do Badenfurt
* Reforma do Postinho de Saúde Gilson Piva (Itoupavazinha)
* Apoio financeiro aos Hospitais Santa Isabel, Misericórdia e Renal Vida
* Novos parquinhos para creches e escolas municipais
* Melhorias em unidades de ensino: EEB Christoph Augenstein (Salto Weissbach), EBM Quintino Bocaiúva (Testo Salto), CEDUP e EBM General Lúcio Esteves (Escola Agrícola), EBM Pedro II (Progresso), EBM Machado de Assis (Itoupava Seca) e CEI Anilda Batista (Fortaleza)
* Novos veículos para a Pró-Família
* Apoio para manutenção de diversas entidades, como APAE, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa da Esperança e Casa de Apoio
* Instalação de câmeras e internet gratuita no Parque das Itoupavas





Foi eleito e ganha salário e benefícios exatamente para trabalhar pelo povo, com o povo e PARA o povo .