O deputado Ricardo Alba (PSL) apresentou projeto de lei que proíbe em Santa Catarina a construção de barragens pela técnica de alteamento a montante. Esta é a mesma técnica utilizada nas barragens que estão causando tragédias em Minas Gerais, caso dos municípios de Mariana, Brumadinho e, agora, de Barão de Cocais.
O PL 0155.8/2019 passa a tramitar na Assembleia Legislativa e, caso prospere, pode evitar, o prosseguimento de estudos para barragens deste tipo que se pretende implantar nos municípios catarinenses de Anitápolis (sul) e Papanduvas (planalto norte), de acordo com a assessoria do deputado.
“Sou a favor da livre iniciativa, do empreendedorismo e do capitalismo, mas antes disso sou a favor da vida e da qualidade de vida do povo catarinense”, ressaltou Alba.Ele lembrou que pelo menor custo que representa às empresas interessadas, esta técnica passa a ser a preferida pelos investidores, porém ela traz insegurança e risco às pessoas e ao meio ambiente.
O deputado apresentou vídeos no plenário da Alesc e, na tribuna, falou da apreensão que vivem as comunidades de Anitápolis, onde há estudos para exploração de fosfato, e Papanduvas, onde querem construir barragens deste tipo para extração do xisto.






Seja o primeiro a comentar