Brasília sediou nesta segunda-feira (29) a abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que reuniu cerca de 4 mil participantes de todo o país. O evento foi marcado pelo discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reafirmou o papel central da participação feminina na democracia. “Não há democracia plena sem a voz das mulheres”.
Santa Catarina esteve representada por 74 delegadas eleitas na etapa estadual, que agora participam dos debates nacionais levando propostas sobre enfrentamento à violência de gênero, autonomia econômica, saúde integral, cuidado e participação política.
A deputada federal Ana Paula Lima (PT), presente na conferência, destacou a força e a representatividade das catarinenses. “As vozes das mulheres de Santa Catarina precisam ecoar em Brasília e se transformar em políticas públicas concretas. Essa conferência é um espaço de escuta e de decisão, que garante às mulheres o protagonismo na construção de um Brasil mais justo e democrático”, afirmou.
Durante a cerimônia, além do pronunciamento presidencial, Lula sancionou medidas importantes, como a prorrogação da licença-maternidade em até 120 dias após a alta hospitalar do bebê e da mãe, e a instituição da Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com Gestantes e Mães.
A conferência, organizada pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representa a retomada de um processo democrático e participativo interrompido por quase uma década, após o golpe de estado dado na ex-presidenta da República Dilma Rousseff, e agora, recoloca no centro do debate nacional a voz plural das mulheres brasileiras.





Seja o primeiro a comentar