O curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) alcançou nota cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os resultados do Enade 2022 foram divulgados nesta terça-feira, 31 de outubro, em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame avalia conteúdos da formação geral e específica de estudantes.
Na avaliação do chefe do departamento de Comunicação da FURB, professor James Dadam, esta conquista reflete um esforço permanente de professores(as), estudantes, técnicos(as) e amigos(as) da imprensa que sempre apoiaram o curso. “Em Santa Catarina apenas três universidades conquistaram o conceito 5. No Brasil, foram 20 instituições com conceito 5: duas estaduais, duas privadas, uma privada sem fins lucrativos e as demais federais, além da FURB. Isso demonstra o grande feito que é esse resultado”, enfatiza o professor.
O curso de Jornalismo da FURB se diferencia pela qualidade dos(as) professores(as) e da estrutura física, incluindo equipamentos e laboratórios, além de espaços como a rádio e TV, Portal Nosso Tal e Jornal Laboratório aParte. O curso é reconhecido nacionalmente como o primeiro do Brasil a adotar as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s). Desde o primeiro semestre, as disciplinas ofertadas buscam promover uma articulação entre teoria e prática.
A notícia do desempenho chega em meio às comemorações dos dez anos de aprovação do curso de Jornalismo da FURB, cuja programação de abertura ocorreu dia 20 de outubro, no auditório do Bloco T. Ao chegar a uma década de história, o curso reformula o seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Em 2024, uma nova matriz será implementada.
Sobre o Enade
O Enade é uma avaliação obrigatória aos estudantes do último ano de cursos de graduação. A prova se baseia no rendimento em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. Também considera o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Fonte: FURB
Seja o primeiro a comentar