Créditos para cartão estudante do transporte coletivo podem ser adquiridos novamente a partir deste domingo, dia 1º de fevereiro

Foto: divulgação

A partir deste domingo, dia 1º de fevereiro, volta a estar disponível a compra de créditos para o cartão estudante do transporte coletivo de Blumenau. A atividade estava suspensa desde o dia 15 de dezembro em razão das férias escolares.

A recarga pode ser realizada de forma simples e rápida pelo aplicativo RecargaPay ou pelo site recargapay.com.br, além do site da Blumob. Os créditos também podem ser adquiridos presencialmente nos terminais urbanos e na Central de Atendimento da concessionária, localizada na Rua Ceará, 47.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Fabio Campos, a medida busca facilitar o planejamento das famílias. “Antecipamos a liberação da compra de créditos para que pais e estudantes possam se organizar com antecedência para o retorno às aulas”, destaca.

Os estudantes que possuem o cartão da modalidade escolar têm direito a desconto de 50% sobre o valor integral da tarifa do transporte coletivo, conforme a Lei Municipal 4.175/1992. Em 2026, o valor do passe estudantil permanece o mesmo praticado em 2025.

Para ter direito ao cartão estudante, é necessário residir em Blumenau e morar a mais de um quilômetro de distância da instituição de ensino.

Recadastramento

Estudantes que utilizam o cartão de estudante no transporte coletivo de Blumenau já podem realizar a atualização do cadastro para o ano letivo de 2026. O recadastramento é obrigatório e pode ser feito on-line ou presencialmente e segue até o dia 31 de março. O procedimento pode ser realizado pelos próprios estudantes ou pelos pais ou responsáveis legais dos mesmos.

A solicitação de novos cartões também pode ser feita pela internet ou na Central de Atendimento da Blumob. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Sistema

A SMTT reforça que o cartão estudante é de uso pessoal e intransferível. Todos os veículos da frota do transporte coletivo contam com câmeras de biometria facial, utilizadas para a verificação do uso correto do benefício.

Além de ampliar a segurança dos passageiros e contribuir para o monitoramento do serviço, o sistema de biometria facial auxilia no combate a irregularidades, como o uso indevido do cartão por terceiros, garantindo que o desconto seja aplicado exclusivamente ao titular no trajeto entre a residência e a instituição de ensino.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*