Conselho de Federalização da FURB incentiva participação popular

Foto: FURB
Criado em novembro, por iniciativa da Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Conselho de Federalização atua com o objetivo de incentivar a comunidade da região do Vale do Itajaí a apoiar o Projeto de Lei n°3774 de 2021, de autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC), que propõe a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, a partir da  Universidade de Blumenau.
A consulta pública, realizada no site do Senado Federal, já conta com mais de 2,6 mil apoiadores, e precisa de cada vez mais reconhecimento da população, diretamente beneficiada pela federalização.
“O movimento está evoluindo muito positivamente. A comunidade demonstra um grande entendimento, aceitação e apoia essa nossa reivindicação. Temos a participação de modo bastante representativo, com vários segmentos da sociedade, e a gente acredita que dessa vez, se tivermos o apoio da nossa representação política, o que nós contamos, vamos conseguir federalizar a FURB e instalar uma Universidade Federal em Blumenau”, afirma o presidente do Conselho de Federalização, professor Clóvis Reis.
Também fazem parte do Conselho de Federalização o vereador Alexandre Matias, o secretário de administração de Blumenau, Anderson Rosa, além de representantes de cursos da FURB, do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes), da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos servidores técnicos administrativos da Universidade.
No Projeto de Lei fica evidente que tornar a FURB a Universidade Federal do Vale do Itajaí seria muito importante para a região, que representa mais de 30% da população e da economia do Estado.
Além disso, seria uma oportunidade de atender a uma demanda histórica. “Acreditamos que se o Ministério da Educação apoiar a nossa reivindicação, nós conseguimos isso de modo rápido, porque a nossa instituição já é uma instituição pública, já tem uma cultura de administração pública, bastaria, portanto, apenas o aval do MEC e do Governo Federal para que a gente passe a esta nova condição”, explica Clóvis.
Assim como o apoio da comunidade, diretamente beneficiada pela existência de uma universidade federal no Vale, a federalização da FURB também precisa do apoio dos estudantes e futuros estudantes da região. Com a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, amplia-se muito a oferta de ensino superior gratuito e de qualidade, o que traz impactos no mercado regional, contribui com a inovação e tecnologia, por meio de projetos de pesquisa, e atende necessidades da sociedade, com a promoção e realização de projetos de extensão, além de promover a qualificação profissional e o consequente impulso em outras atividades de serviços, principalmente os técnicos especializados.
“Embora o número de bolsas tenha crescido bastante, especialmente com recursos do governo do Estado via Uniedu, para o estudante o principal impacto é na questão financeira, de ter seus estudos garantidos até o final do curso, gratuitamente” aponta Luis Gustavo Pscheidt, vice-presidente do DCE e membro do Conselho de Federalização. Ele acredita que as outras tentativas de federalizar a FURB foram importantes e servem como base para a nova proposta, “por isso o apoio de todos se faz tão importante”, destaca.
Saiba como apoiar
Para participar do movimento pela federalização da FURB é preciso acessar o site do Senado Federal, onde a consulta pública está sendo realizada. Basta votar em “Sim”, clicar em “Confirmar”, seguir as instruções de login, votar “Sim” novamente e confirmar o seu voto apoiando a FURB Federal.
Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*