Comitiva de Blumenau obtém avanço para federalização da FURB em Brasília

Foto: divulgação

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e a reitora da Universidade Regional de Blumenau Marcia Sardá Espindola, acompanhados de representantes da comissão formada para avançar no processo de federalização da universidade garantiram avanços na pauta. Em reunião nesta terça-feira, 08, em Brasília, com o ministro da Educação, Milton Ribeiro e sua equipe, além do senador Jorginho Mello (PL), o grupo definiu e encaminhou demandas técnicas. Entre os encaminhamentos, um estudo de custos da Furb para inclusão no orçamento da União.

A  Reitora Márcia Sardá destacou que o avanço da agenda desta terça-feira foi o pedido, por parte do Ministério, de um encaminhamento para analisar as contas da FURB. ” Saímos da reunião com a missão de relacionar quais são os custos dessa federalização, para que o recurso possa ser inserido no orçamento de 2022 e aprovado pelo Ministério da Economia.  Mas o mais importante, além deste trabalho técnico que iniciamos hoje, é a vontade política e essa disponibilidade do ministro e do senador para que a federalização da FURB ocorra.”

Hildebrandt explica que o compromisso da equipe do Ministério da Educação (MEC) foi, com base nesses estudos, discutir o tema da federalização junto ao Ministério da Economia e à Presidência da República. “O Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, juntamente com o ministro Milton Ribeiro e o senador Jorginho Mello, assumiram a responsabilidade de falar com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes para que a gente possa, através do resultado orçamentário, conseguir encaminhar e buscar recursos para a federalização da nossa Furb. Vamos continuar acompanhando e trazendo resultados para Blumenau”, reforçou.

Federalização
As tratativas para retomar o projeto de federalização iniciaram em outubro do ano passado, com Projeto de Lei 3774/21 de autoria do senador Jorginho Mello, autorizando a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), utilizando a estrutura da Furb, mediante diretrizes orçamentárias do Ministério da Educação. Em dezembro o grupo realizou a primeira conversa com o ministro, também em Brasília, onde foi apresentada a proposta de criação da universidade federal.

A Comissão
Além dos representantes que viajam à Brasília, o grupo também conta com a participação do professor Clovis Reis, presidente do Conselho de Federalização, e pelo vice-reitor da Furb, professor João Gurgel da Silveira. A comissão foi criada pelo Ministério da Educação, para que o processo tenha andamento no Governo Federal.

Fonte: da redação, com informações da PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*