Chegada a novas regiões amplia número de blumenauenses com acesso à coleta e tratamento de esgoto

Foto: divulgação

A BRK avançou na implantação, coleta e tratamento de esgoto na região sul de Blumenau. No bairro Glória foram implantados 8 mil metros de rede coletora, beneficiando cerca de 2,3 mil pessoas e 500 imóveis na região.

No mesmo bairro, a BRK também construiu uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), essencial para o direcionamento do efluente para o tratamento. A expectativa é que 221 mil litros de esgoto desta região sejam encaminhados diariamente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Garcia.

Em outra região, na Velha Central, a BRK vem adiantando as obras nas regiões das ruas Divinópolis e dos Caçadores. Com o desfecho destas obras, previsto para esse primeiro trimestre de 2023, cerca de 4,5 mil pessoas e 1,5 mil imóveis serão beneficiados. “A implantação nesta região será de 12 mil metros de rede coletora e de duas EEEs”,comemora Francisco Wessner, gerente operacional, da BRK.

Ainda no Bairro Velha, a BRK iniciou em janeiro de 2023, trabalhos na região da rua Governador Jorge Lacerda e transversais, com obras que se estenderão durante o ano, com a implantação de aproximadamente 4 mil metros de rede coletoras de esgoto, ramais domiciliares, além da construção de uma EEE e linha de recalque, responsável por bombear o esgoto gerado em todas as casas para a ETE, localizada no Bairro Fortaleza. “São obras que contribuirão com a recuperação do ribeirão da Velha e na preservação dos recursos naturais de nossa cidade, proporcionando mais saúde, bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento econômico para mais de 1,2 mil clientes naquela comunidade”, ressalta Wessner.

Além das obras em novas regiões, a BRK segue com cronograma extenso, promovendo manutenções e melhorias nas redes e estações já existentes. Com a expansão da rede de esgoto no Bairro Velha Central, cerca de 700 mil litros de resíduos da região serão destinados para a ETE do bairro Fortaleza. Para a estação dar conta do aumento de volume de esgoto, a concessionária construiu um novo decantador, entre outras adaptações necessárias.

Também em 2022, cerca de 128,35 quilômetros de rede, abrangendo 237 ruas, receberam limpeza preventiva. Fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos blumenauenses, o serviço consiste na remoção regular de materiais que possam obstruir as tubulações, evitando vazamentos e mau cheiro. Outra vantagem da limpeza preventiva é que ela contribui para identificar riscos e ações de correção, minimizando trabalhos emergenciais.

Fonte: da redação, com informações da Oficina das Palavras

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*