Cerca de 700 trabalhadores já foram desligados das empresas do Siga

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

Boa parte das atenções de hoje se voltaram para a empresa Nossa Senhora da Glória. Apenas nesta sexta-feira (29) houve a liberação por parte dos diretores para dar baixa na carteira dos trabalhadores. A ação está sendo feita em ordem alfabética e chegaram até a letra “G” segundo o assessor jurídico do Sindetranscol, Léo Bittencourt, contrariando a informação divulgada mais cedo por trabalhadores que acompanhavam a movimentação na entrada da empresa. A ação representa cerca de 200 trabalhadores, um terço do total.

Durante todo o dia as rescisões foram feitas por colaboradoras que também estão com os salários atrasados, mas seguem trabalhando para garantir que todos sejam desligados e que a página do transporte coletivo de Blumenau possa ser virada. Louvável o esforço destas pessoas.

A Prefeitura de Blumenau chegou a disponibilizar cinco servidores para auxiliar e agilizar as demissões. Eles passaram o dia na empresa à disposição, mas segundo apuramos, não puderam operar os sistemas e realizar as demissões pois os diretores da Glória não autorizaram. Os diretores negaram também que a empresa fosse aberta neste sábado, portanto os desligamentos dos trabalhadores serão retomados apenas na segunda-feira, apesar da disposição da equipe administrativa da Glória em continuar com o trabalho.

Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau
Foto: Fabrício Theophilo / Informe Blumenau

Já a empresa Rodovel finalizou as rescisões contratuais com todos os trabalhadores nesta semana. A Verde Vale ainda não fez todas as rescisões, mas já deu baixa em todas as carteiras. Juntando as três empresas, são cerca de 700 trabalhadores liberados. Destes, nem todos vão continuar trabalhando no transporte coletivo, mas quem quiser, será admitido pela Piracicabana.

A previsão, reafirmada diversas vezes pelo prefeito Napoleão Bernardes e pelo presidente do Seterb Carlos Lange, é que segunda-feira o transporte coletivo funcionará normalmente em Blumenau. Não vai! Pois não há força de trabalho suficiente para isso, a menos que já iniciem os trabalhos com jornada dupla ou que tragam trabalhadores da empresa de outras cidades. Inviável!

Conversei hoje à tarde com alguns trabalhadores que já foram contratados pela nova empresa, mas eles não receberam ainda nenhuma orientação sobre o dia ou hora que devem ir para o trabalho. Este sábado e domingo serão muito importantes para que pelo menos parte da frota esteja nas ruas na segunda-feira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*