Centros de Educação Infantil públicos de Blumenau recebem apresentações da peça A Fada Sonhadora

Foto: Rodrigo Parucker

Uma fada sonhadora e um duende sapeca, um conto infantil repleto de sonhos e aventuras. Esse é o enredo da peça teatral que irá percorrer nove Centros de Educação Infantil públicos, em seis regiões de Blumenau (Centro, Fortaleza, Garcia, Itoupavas/Badenfurt, Velha/Vila Nova e Vila Itoupava), nos meses de junho e agosto deste ano. O espetáculo A Fada Sonhadora, baseado na obra da escritora blumenauense Nana Toledo, é produzido e organizado pelas atrizes Ruth Rodrigues e Lu May. Serão nove apresentações gratuitas para os alunos de 1 a 5 anos – e professores – das instituições CEI Cilly Jensen, CEI Professora Tereza A. E. Augsburger, CEI Pedro Krauss, CEI Paulo Tallmann, CEI Professora Raquel Wisintainer Soares, CEI Professor Adélio Carlini, CEI Wally Serena Brandes, CEI Emilia Piske e CEI Johanna Conrad. Em todas as ações haverá tradução em Libras.

A peça conta a trajetória de uma fada e um duende que vigiam o dia a dia das bruxas a fim de realizar o sonho da fada: passear com uma vassoura de bruxa numa noite de lua cheia. “Os diálogos travados entre a fada, o duende e a bruxa, o colorido do figurino e do cenário, e os bonecos da fada e do duende que em alguns momentos são utilizados, despertam a atenção e instigam a imaginação das crianças no desenrolar do enredo. O espetáculo é focado na esperança da fada em realizar o seu grande sonho. Todos nós, adultos ou crianças, sempre tivemos nossos sonhos. Dos mais primitivos aos mais elaborados, tais aspirações servem para sustentar nosso cotidiano e dar assim um maior sentido à nossa existência”, explica a atriz Lu May.

“Sempre desejamos apresentar para a Educação Infantil, e por este motivo decidimos fazer um projeto para contemplar esse público”, afirma a atriz Ruth Rodrigues. “É importante propiciar as crianças desde a mais tenra idade a apreciação e fruição da obra teatral. O espetáculo preza pela qualidade poética e dramática, assim como pela qualidade estética, apresentando cenário e adereços bem elaborados e que encantam quem os observa”, complementa. Ruth destaca que projeto tem como proposta levar o teatro aos CEIs públicos do município em que se tem pouco acesso, contribuindo assim com o acesso à cultura como direito fundamental de todo ser humano, além de proporcionar a formação de plateia desde cedo, incluindo pessoas surdas por meio da interpretação de Libras.

Para a atriz Lu May, a peça busca ressaltar também a importância e a valorização do trabalho de artistas locais do município. “Sabemos que este é o primeiro passo para novos caminhos, oportunizando assim que mais grupos e artistas vejam este projeto como o início de uma potencial mudança cultural em nossa cidade”, conclui a atriz.

O projeto A Fada Sonhadora é patrocinado pela Benner, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, PRONAC nº 184126. Acompanhe as ações e as novidades pelo www.instagram.com/afadasonhadora

Datas e locais

19 de junho
No período matutino, CEI Cilly Jensen (Rua Dr. Pedro Zimmermann, 9186, Itoupava Central)
No período vespertino, CEI Professora Tereza A. E. Augsburger (Rua Sérgio Westrupp, 113, Badenfurt)

26 de junho
No período matutino, CEI Pedro Krauss (R. Marcelino Schneider, 34, Vorstadt)
No período vespertino, CEI Paulo Tallmann (R. Barão de Capanema, 63, Garcia)
No período vespertino, CEI Professora Raquel Wisintainer Soares (R. Santa Maria, 2314 – Progresso)

14 de agosto
No período matutino, CEI Professor Adélio Carlini (R. dos Trabalhadores, 44, Velha Grande)
No período vespertino, CEI Wally Serena Brandes (R. Waldomiro Dias, 88, Velha)

21 de agosto
No período matutino, CEI Emilia Piske (R. Hermann Piske, 04, Fortaleza Alta)
No período vespertino, CEI Johanna Conrad (R. Otília Passold, 710, Vila Itoupava)
Gratuita e fechada para alunos e professores das instituições citadas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta