Campanha da CDL esclarece funções dos cargos que estão em disputa nas eleições deste ano

De todas as campanhas bancadas por entidades empresariais, a que mais me agrada é a da CDL Blumenau. Ela não coloca a faca no pescoço dos candidatos e nem trabalha por debaixo dos panos contra candidatura A ou B, simplesmente busca estimular o eleitor a participar deste momento tão importante da vida brasileira da forma mais consciente possível.

Agora está divulgando as atribuições de cada um dos cinco cargos que estão na disputa deste ano: Presidente, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual.

Pode parecer meio “beabá’, mas não é. Por incrível que pareça, muita gente não sabe o que cada um faz.

Confira o material enviado pela assessoria de imprensa da entidade.

Voto consciente: conheça as atribuições dos cargos em disputa nas eleições 2018

Em período eleitoral, o que os eleitores mais ouvem são promessas dos candidatos. Mas será que o que eles se propõem a fazer é de fato uma atribuição deles, tendo em vista o cargo que pretendem ocupar? Para esclarecer sobre as atribuições de cada um, a CDL Blumenau, por meio da campanha Voto Consciente: o Brasil tem jeito, mostra quais são as competências de cada cargo.

Nas eleições de 2018 estão em disputa os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado, senador, deputado federal e estadual. De acordo com a legislação, a votação na urna eletrônica segue a seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador primeira vaga, senador segunda vaga, governador e presidente da República. Agora conheça as atribuições dos cargos e faça um comparativo com as propostas dos candidatos. As informações são doTribunal Superior Eleitoral (TSE).

Deputado federal

Os deputados federais são os representantes do povo na esfera federal. Sua atribuição principal é fazer leis de abrangência nacional e fiscalizar os atos do presidente da República. Eles também podem apresentar projetos de leis ordinárias e complementares, de decreto legislativo, de resolução e emendas à Constituição, além de criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), discutir e votar medidas provisórias editadas pelo Executivo.

Deputado estadual ou distrital

Os deputados estaduais ou distritais têm a incumbência de representar o povo na esfera estadual (Assembleia Legislativa) ou distrital (Câmara Legislativa do Distrito Federal). Sua função principal é a de legislador, ou seja, legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Eles também fiscalizam as contas do Poder Executivo e desempenham outras atribuições referentes ao cargo. Vale lembrar que cada constituição estadual ou distrital também pode delegar outras atividades, exclusivas ou não, aos deputados estaduais ou distritais.

Senador

Os senadores representam os estados e o Distrito Federal, e têm a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Além disso, a Constituição Federal traz como competência privativa dos senadores: processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, o presidente e o vice-presidente, os ministros e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União.

Governador

É o governador que exerce o Poder Executivo na esfera dos estados e do Distrito Federal. Cabe a ele representar, no âmbito interno, a respectiva Unidade da Federação em suas relações jurídicas, políticas e administrativas.

No exercício da sua função de administrador estadual, ele é auxiliado pelos secretários de estado. O governador participa do processo legislativo e responde pela segurança pública. Para isso, o governador conta com as Polícias Civil e Militar e com o Corpo de Bombeiros.

Em razão da autonomia dos estados e do Distrito Federal, cada constituição estadual e a lei orgânica do DF dispõem sobre competências, atribuições e responsabilidades do cargo de governador.

Presidente da República

O presidente da República é quem governa e administra os interesses públicos da nação. Ele tem o dever de sustentar a integridade e a independência do Brasil, bem como apresentar um plano de governo com programas prioritários, projetos de lei de diretrizes orçamentárias e propostas de orçamento. Exerce atribuições administrativas, legislativas e militares de acordo com a Constituição Federal.

Faz parte de suas atribuições administrativas nomear os chefes dos ministérios, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e o advogado-geral da União, bem como conceder indulto e comutar penas.

Já as atribuições legislativas permitem que ele possa iniciar um processo legislativo, sancionar, promulgar e publicar leis, além de expedir decretos.

Quanto ao poder militar, o presidente é o comandante supremo das Forças Armadas, cabendo a ele, exclusivamente, declarar a guerra e celebrar a paz, com autorização do Congresso Nacional.

No que se refere à política externa, é o presidente da República que decide sobre as relações com outros países, sobre o credenciamento de representantes diplomáticos e sobre a celebração de tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*