Câmara dos Deputados homenageia profissionais de saúde

Foto: Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados foi palco de uma sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde responsáveis pela linha de frente no atendimento à população e nos programas de vacinação do Sistema Único de Saúde. O evento foi requerido pelos deputados Ana Paula Lima (PT), Sâmia Bonfim (PSOL), Bruno Farias (Avante) e Mauro Benevides Filho (PDT).

Quem participou do evento foi a secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, enfermeira de profissão e deputada federal licenciada.

Durante a sessão foi comemorada a conquista do piso salarial da categoria, anunciada na semana passada pelo presidente Lula. Na última quarta-feira, o Ministro Luís Roberto Barroso do STF também derrubou a liminar que suspendia o piso salarial nacional. Agora enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras têm um salário mínimo garantido, acordado com o Governo Federal e podendo ser reajustado entre sindicatos e parlamentares.

A categoria luta agora pela diminuição da carga horária, de 44 para 30 horas semanais, por conta dos riscos e desgastes da profissão, De acordo com a Fiocruz, durante a pandemia do Covid-19 mais de 4.500 profissionais da saúde morreram no Brasil. Oito em cada dez vítimas eram mulheres e 47% delas eram mulheres negras.

A enfermagem é responsável pela cobertura vacinal do país e na erradicação de doenças graves. A porcentagem de crianças imunizadas contra a poliomielite caiu de 98,3% em 2015 para 76,7% em 2022. A imunização da tríplice viral caiu de 96,1% para 76,7% no mesmo período. Dados divulgados em novembro de 2022 alertavam que 95% das crianças de 3 a 4 anos não haviam tomado a vacina contra Covid-19 no Brasil.

O Dia Internacional da Enfermagem foi escolhido por ser a data de nascimento da britânica Florence Nightingale, conhecida como a “mãe da enfermagem moderna”. Ela foi uma defensora da higiene e da assistência aos doentes, tendo servido como enfermeira durante a Guerra da Crimeia e tendo escrito “Notas sobre Enfermagem”, um livro que estabeleceu os princípios da assistência aos pacientes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*